Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Líder de facção criminosa que atua no Maranhão e Piauí é preso em Teresina; após matar um corretor de carros, ele chegou a ser preso em São Luís em 2021

A Polícia Civil do Piauí deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra o líder de uma organização criminosa, identificado como Guilherme de Morais Duarte, conhecido como ‘Guigui’ ou ‘Shenlong’.

A ação policial ocorreu na manhã desta quarta-feira (25) em uma residência situada no bairro Parque Sul, em Teresina. Contra ele, havia dois mandados de prisão.

Na ação policial foi apreendida uma arma de fogo do tipo pistola calibre .40, um veículo modelo HB20 e uma porção de maconha. 

Guilherme de Morais  é suspeito ainda de envolvimento no assassinato do corretor de veículos Francisco Ismael Rodrigues Soares, de 37 anos, ocorrido  na zona Sudeste de Teresina em 2021.

O preso é apontado como liderança de Orcrim (organização criminosa) com atuação no Maranhão e Piauí e tem histórico criminal nos dois Estados.

De acordo com informações do Grupo de Repressão ao Crime Organizado, o investigado foi atuado em flagrante delito por posse irregular de arma de fogo e posse de drogas. As diligências foram executadas pelo Greco com apoio operacional da Core.

Prisão em São Luís em 2021

Guilherme de Moraes Duarte, conhecido como “Guigui”, foi preso, no dia 02 de julho de 2021, por policiais civis do Maranhão e Piauí, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela Central de Inquéritos do Tribunal de Justiça do Piauí.

Após investigação realizada pela Polícia Civil do Estado do Piauí, verificou-se que o preso é autor, juntamente com outros acusados que já se encontram presos, do assassinato do corretor de veículos Francisco Ismael Rodrigues Soares, em Teresina, no dia 02 de dezembro de 2020.

Diante da prisão dos seus comparsas, o suspeito fugiu para São Luís, onde estava residindo em um apartamento localizado no Bairro Alto do Calhau, com o objetivo de frustrar o cumprimento do mandado de prisão.

Depois de localizado, foi dada voz de prisão ao criminoso. Após as formalidades cartorárias, ele foi encaminhado ao Complexo Penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.

O crime

O corretor de veículos Francisco Ismael Rodrigues Soares foi morto a tiros, na tarde do dia 2 de dezembro de 2020, na avenida Barão de Gurguéia, no bairro Vermelha, zona Sul de Teresina.

Segundo depoimento de testemunhas colhido no local, a vítima estava encostada em um veículo que havia estacionado em frente a loja, quando foi abordado por três homens armados em um Renault Sandero Stepway, de cor branca, que efetuaram 15 disparos contra Francisco Ismael, um dos tiros atingiu a cabeça. Ele chegou a correr, mas foi perseguido, caiu entre dois veículos que estavam no estabelecimento e teve morte imediata no local. Os suspeitos fugiram na sequência em destino ignorado.

Segundo o delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Hildson Rodrigues, a vítima tinha 37 anos e estava sentada na porta da loja quando foi surpreendida pelos disparos.

“Ele estava na frente da loja quando dois indivíduos encapuzados desceram de um carro e efetuaram de 25 a 30 disparos. 15 deles acertaram a vítima”, conta o delegado.  Para a polícia, o crime pode ter relação com facções criminosas. Um carro que estava próximo da vítima tinha várias marcas de tiro.

A polícia disse ainda que o carro usado na fuga dos assassinos teria sido encontrado incendiado na estrada da Alegria, na zona Sul de Teresina.

....................

Postagem relacionada:

Acusado de assassinar corretor de carros em Teresina é preso em São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário