Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Polícia Federal realiza operação contra grupo criminoso que fraudava licitações em 5 municípios do Maranhão

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), nas cidades de São Luís, Dom Pedro, Codó, Santo Antônio dos Lopes e Barreirinhas, a Operação Odoacro, com a finalidade de desarticular associação criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A investigação constatou a existência de um engenhoso esquema de lavagem de dinheiro, perpetrado a partir do desvio do dinheiro público proveniente de procedimentos licitatórios fraudados.

As diligências apontaram para a utilização do mesmo modus operandi, inclusive com as mesmas pessoas interpostas e empresas de fachada, de condutas realizadas em 2015, quando a Polícia Civil conseguiu identificar uma associação criminosa instituída para desviar recursos públicos do Município de Dom Pedro.

Após a referida operação policial, notou-se que o esquema criminoso não recuou, ao contrário, acabou crescendo exponencialmente nos anos posteriores, alterando, apenas, a origem da verba desviada – que passou a ser federal.

Descobriu-se que são constituídas pessoas jurídicas de fachada, pertencentes formalmente a pessoas interpostas, e faticamente ao líder dessa associação criminosa, para competir entre si, com o fim de sempre se sagrar vencedora das licitações a empresa principal do grupo, a qual possui vultosos contratos com a Codevasf.

O líder desse grupo criminoso, além de colocar as suas empresas e bens em nome de terceiros, ainda possui contas bancárias vinculadas a CPFs falsos, utilizando-se desse instrumento para perpetrar fraudes e dificultar a atuação dos órgãos de controle.

Ao todo, 80 policiais federais cumpriram as determinações judiciais expedidas pelo 1ª Vara Federal de São Luís/MA, que decorreram de uma representação elaborada pela Polícia Federal.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação, lavagem de capitais e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 16 anos de prisão.

Como a associação criminosa ora desmantelada é liderada por um investigado apelidado de “Imperador”, denominou-se a presente fase ostensiva de “Operação Odoacro”, em referência ao sobrenome do soldado italiano que capitaneou uma revolta que colocou fim ao Império Romano.

11 comentários:

  1. E a reunião com os embaixadores, que fracasso, o cara foi eleito 7 vezes deputado e uma vez presidente, só agora descobriu que ele não foi eleito de forma legal, é porque as urnas são vulneráveis. Não gosta de trabalhar, andar de moto é melhor, defensor da família, dele e somenre só, as outras que se lasquem, que fiquem incompletas por covid ou fome tanto faz.

    ResponderExcluir
  2. Viva o Mito da burrice, ignorância é mentiras. Jair Borsal Naro tem provas que as urnas podem ser fraudadas para favorecer a eleição de qualquer que seja. E a prova maior é ele mesmo e dos seus filhos, já que são frutos dessa fraude que ele tanto insiste em afirmar 😂😂

    ResponderExcluir
  3. Gostei do comentário acima. Realmente esse Bolsalouco é a uma fraude em pessoa. Mas o interessante é que ele e sua milícia digital( comandada pelos filhos que só sabem sugar o dinheiro público, já que passam o tempo todo em redes sócias) estão inculcando na cabeça dos borsais ristas que se ele ganhar as eleições, então não teve fraude. Mas se perder, é porque a eleição foi manipulada. 😂😂😂

    ResponderExcluir
  4. Orçamento Secreto, maior feito do governo BOLSONARO pra agradar os aliados do centrão, 1 MILHÃO na casa do"IMPERADOR".

    ResponderExcluir
  5. Leite virou coisa de luxo, carne virou coisa de luxo, fora BOZO, o povo não aguenta mais.

    ResponderExcluir
  6. A corrupção não tinha acabado? Dinheiro do orçamento secreto na casa dos pilantras, emendas sem transparência, centrão agradece, só vagabundo nesse governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o safado se revelou! Ficou ptz por causa do maior ladrão do mundo. UM AVISO SAFADO: Não pode chamar a policia quando tú for roubado por aí, afinal, tú defende um ladrão, LULA.

      Excluir
  7. O mesmo safado fazendo vários comentários pra dizer que são diversas pessoas comentando. Kkkkkkk EITA QUE ESQUERDOPATAS ESTÃO DOENTES EM TODOS OS ASPECTOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que não, mas uma certeza é que tu e Bolsonaro vão pro inferno! Lula vai atropelar vocês !

      Excluir
    2. Pudim de cachaça é ladrão. Não tem força pra atropelar o mito.

      Excluir
  8. Todos comentando, um safado não tem argumento e quer defender os ladrões.

    ResponderExcluir