terça-feira, 6 de setembro de 2022

Grupo de 450 padres divulga carta contra reeleição de Bolsonaro

Padres alertam contra a reeleição do atual presidente da República

Encontramo-nos, novamente, no período eleitoral. Em 2018 a população, enganada por fake news, desmotivada por crises econômicas, escândalos de corrupção e insuflada por discursos de ódio acabou por eleger para a presidência da República Jair Messias Bolsonaro. Uma catástrofe anunciada! Hoje, distante quatro anos daquele momento, nós Padres, conscientes do nosso dever de pastores do povo de Deus, queremos alertar para o perigo de repetirmos o mesmo erro, que pode pôr o Brasil em uma crise humana muito profunda. Por isso, elencamos dez elementos pelos quais, claramente, opomos nossas consciências à reeleição do atual Presidente da República.

1 – Uso do nome de Deus: o atual presidente sempre manipulou o sentimento religioso da população brasileira, tentando convencê-la de que é um homem cristão, religioso e, por isso, digno e bom.

Trata-se apenas de uma estratégia de controle das consciências, visto que todo o seu discurso e suas ações são uma total oposição ao Evangelho de Jesus;

2 – Discurso de ódio: o atual presidente insufla ódio na população por aqueles que considera inimigos seus ou do país (ainda que inimigos imaginários como os “comunistas”), tendo sempre um discurso ligado à violência, ao apelo às armas, a imposição da maioria e submissão das minorias, e um tom de agressividade e de desprezo pelos pobres, pelas mulheres, comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, população de rua, comunidade LGBTQIA+, migrantes, etc;

3 – Fake news: toda a eleição de 2018 foi movida por notícias falsas e alarmistas, colocando em pânico a população mais simples e vulnerável. Notícias falsas circularam por grupos de WhatsApp e pelas demais redes socias, desinformando e manipulando a população. Durante todo o seu governo as notícias falsas e caluniosas permaneceram e o Presidente mente de forma compulsiva na TV e em seus diversos pronunciamentos;

4 – Má gestão da pandemia de COVID-19: o governo atual, capitaneado pelo Presidente Bolsonaro, geriu de forma desastrosa e desumana a pandemia de COVID-19. O Presidente fez propaganda de medicamentos comprovadamente ineficazes, atrasou propositalmente a compra de vacinas, criou dificuldades para o estabelecimento de políticas de distanciamento social, demitiu ministros da saúde que contradiziam suas ideias infantis e, incrivelmente, ainda imitou pessoas morrendo sufocadas;

5 – Volta da pobreza: o país foi imerso na pobreza e 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil de hoje. Nós, que havíamos saído do mapa da fome em 2014, tornamos a ver a instabilidade alimentar em nosso meio. A inflação impede pessoas de comprarem alimentos básicos para a subsistência. Nosso povo passa fome enquanto super ricos cercam o atual Presidente por medo de perderem privilégios.

Com tudo isso, o presidente ainda nega que existam pessoas com fome no Brasil;

6 – Aumento do desmatamento: O desmatamento ilegal, as políticas que favorecem o agronegócio irresponsável, favorecimento do garimpo ilegal, silêncio e despreocupação com as ameaças sofridas por ambientalistas e defensores da Amazônia, o uso de agrotóxicos proibidos em outras partes do mundo, o pisoteamento das comunidades indígenas, o desaparelhamento dos órgãos de controle ambiental e indigenista e a sistemática destruição da Amazônia são escândalos em nível mundial. O atual governo coloca em risco toda a confiabilidade do país e o equilíbrio ambiental através de suas políticas ecocidas;

7 – Sinais claros de corrupção: eleito com discurso anticorrupção, o atual Presidente vive soterrado e soterrando os escândalos de corrupção que o envolvem e envolvem sua família. Escândalos de corrupção na compra de vacinas, escândalos no MEC, interferência na Polícia Federal, desmonte das políticas de transparência fundamentais no combate à corrupção, compra do parlamento através do “orçamento secreto”, movimentações financeiras milionárias não esclarecidas (compra de 51 imóveis com dinheiro vivo), sigilo de 100 anos sobre ações pessoais sendo que somos uma República;

8 – Ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF): o Presidente da República tem sistematicamente atacado o STF, que diz intervir indevidamente no governo. Frases ameaçadoras contra ministros do STF são públicas e estão nas redes socias. A ameaça a um poder da República é um ataque à Constituição Federal e um perigo ao Estado Democrático de Direito. Além disso sustenta um discurso antidemocrático militarista;

9 – Questionamento sobre o processo eleitoral: mesmo tendo sido eleito pelo atual sistema de urnas eletrônicas, o Presidente da República questiona sistematicamente o sistema eleitoral brasileiro, afirmando que houve e que podem acontecer fraudes. Chegou mesmo a afirmar que existiam provas dessas fraudes, provas essas, que nunca pode demonstrar. O TSE já demonstrou que tudo não passa de retórica de mentira. Porém, com esse discurso cria desconfiança e instabilidade no sistema eleitoral do Brasil;

10 – Claros sinais de autoritarismo e fascismo: por fim, o lema do presidente Bolsonaro sempre foi: “Deus acima de tudo, Brasil acima de todos”, que se assemelha a propaganda nazista “Alemanha acima de tudo”, lema que deturpa patriotismo em perigoso nacionalismo. Em um Estado laico a única realidade que está acima de tudo é a Constituição, que existe para garantir a liberdade e o bem estar de todos os cidadãos, não importando suas etnias, religiões ou classes sociais. O Estado laico não é Estado ateu. Estado laico é a única garantia de que todos os cidadãos poderão viver e celebrar suas diversas crenças de forma livre;

Feitas essas considerações, como padres preocupados com o bem da nossa população, recordamos que Jesus veio para que tenhamos vida e vida em abundância (Jo 10,10). Um discípulo de Jesus consciente não pode reeleger um homem que com palavras e obras demonstra ser o oposto de tudo aquilo que Jesus é e anuncia. Deus nos ilumine para sermos fiéis ao Senhor da vida!

Comprometem-se com essa carta mais de 450 padres católicos de diversas Dioceses, Ordens, Congregações e Institutos de Vida Consagrada de todo o Brasil e fora dele, denominados Padres da Caminhada e Padres contra o fascismo, e que refletem e se unem desde 2018 em vista da democracia ameaçada no Brasil.

35 comentários:

  1. "Mansão de 20 mil metros quadrados no interior de São Paulo; mansão no Rio de Janeiro; mansão de 6 milhões em Brasília. Esses são apenas 3 dos 107 imóveis comprados pela família Bolsonaro desde sua entrada na política."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, vc esquece do filho do Lula q é rico sem ter trabalhado!?

      Excluir
    2. Na vdd esse ridículo anônimo não esqueceu sobre os filhos vagabas do Luladrão. Acontece que existe uma desonestidade e cinismo.

      Excluir
    3. Você estava em qual planeta quando a Polícia Federal ( o nome da operação foi operação spoofing ) prendeu Walter Degatti, o hacker que invadiu o Telegram de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol e lá estava todo o complô para incriminar Lula e tirá-lo das eleições em 2018 ?

      Excluir
    4. Cara,vc sabe que existem imóveis,casas e mansões, muito maiores e mais valorizadas que as aqui em questão, portanto, desde que tenham sido adquiridas dentro da legalidade nada a ressaltar. O que vc deveria apresentar seriam as provas das prováveis ilegalidades,se não tiver recolha-se à sua iguinorancia, para não passar vergonha se é que ainda tem.

      Excluir
  2. Esquerdopatas estão doentes há quatros anos estão na taca! Esquerdopatas estão abatidos psicologicamente. Esquerdopatas vivem dia e noite pensando em uma maldade contra o mito. Esquerdopatas estão mais baixo que bunda de formiga kkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na sua opção quem vai resolver o problema do pais?

      Excluir
    2. Na sua opinião quem vai resolver o problema desse país?

      Excluir
    3. Ninguém dos políticos atuais, enquanto houver idiotas cegos e negacionistas.

      Excluir
    4. O presidente continua com 100% de apoio dos evangélicos e de maioria do amado povo católico brasileiro

      Excluir
    5. Não,Pr. Moisés Martins,100%de apoio dos evangélicos não é verdade e, o Sr. sabe muito bem disso,diria que ele leva apoio de uns 80%dos evangélicos. E digo isso com pesar, pois,o ideal era que verdadeiramente 100%dos cristãos estivesse fechado com o capitão.

      Excluir
  3. Muitos dos brasileiros já sabe que o STF delegou poderes para prefeitos e governadores durante a pandemia, Tbm sabe muito soube o roubo que teve no Consórcio Nordeste ( uma quadrilha foi criada) Sabe ainda mais que quando o vírus chinês chegou ao mundo não havia vacina. Então deixa de fazer matéria fake pq já se sabe que a mídia podre quer colocar o ladrão de 19 dedos de volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo nobre cidadão

      Excluir
    2. Falou tudo e, mais um pouco,nobre cidadão. Matou a cobra e mostrou a cobra morta. Porque essa história de matar a cobra e mostrar o pau é pra os corajosos, valentões do passado.

      Excluir
  4. Pessoal tem alguém copiando as mensagens que postava antes mas eu já disse que depois do debate na Band me arrependo de ter apoiado o Lula.
    Não sou eu que estou colocando está mensagem abaixo:

    "Micheque, Carluxo, Queiroz, Milicia, Pastores com Ouro, Mau comportamento no exército, Mansões em Brasília, 107 imóveis comprados pela família do sanguinolento, 51 com dinheiro vivo."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo isso são denúncias? Ok! Como vc esta ciente da situação de cada caso, certamente deve saber que já passaram de denúncias pra investigações com inquéritos abertos,pois bem, partindo do pré suposto que vc está ciente do andamento de cada caso; Pare de nos apresentar as falácias da imprensa e mostre o resultado das investigações. Ou recolha-se à sua iguinorancia.

      Excluir
  5. Depois do debate eu vi e tive mais certeza que o Brasil está sem rumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, impossível! Todos estão em algum "rumo". O certo ou o errado,o das trevas ou o da luz,o da verdade ou o da mentira,o da esquerda ou o da direita...Sim, ninguém, em todos os tempos jamais ficou sem rumo. Estamos exatamente no rumo que sua"opinião" gostaria que fosse outro,mas, na opinião da maioria da população brasileira é o que decidiram em 2018 e pelo que indicam as pesquisas se repetirá em 2022. Um forte abraço.

      Excluir
  6. Depois do debate eu vi e tive mais certeza que o Brasil com Bolsonaro continuará no rumo certo.

    ResponderExcluir
  7. Mansão de 6 milhões com uma lojinha de chocolate dá pra conseguir em 2 mandatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está o andamento dos inquéritos,das investigações,o juiz já ouviu a defesa,qual a sentença proferida?

      Excluir
  8. Atenção vermelhinhos amanhã os verdadeiros patriotas sairam nas ruas para comemorar 7 de setembro e a nossa liberdade e como vcs não gostam do Brasil, aconselho fazer a festa de vcs em Cuba, Venezuela ou Argentina. Favor, deixem os patriotas em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Brava gente brasileira!
      Longe vá, temor servil
      Ou ficar a pátria livre
      Ou morrer pelo Brasil
      Ou ficar a pátria livre
      Ou morrer pelo Brasil"

      Excluir
  9. Lula para presidente em 3022 Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Lula lá pra acabar com a vagabundagem e devolver o Brasil ao povo ordeiro.

    ResponderExcluir
  11. O Bozo ganhará a eleição, assim como o Palmeiras será campeão da Libertadores 2022.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero q seja as mesmas pesquisas de 2018 kkkkkk

      Excluir
    2. O anônimo molusco acima tá acreditando msm nas pesquisas kkkkkkk. Isso que é ser um legítimo idiota útil. Kakakaka

      Excluir
  12. ESSE BLOG TÁ IGUAL JORNAL NACIONAL NÃO FALA NADA DE BOM DO PRESIDENTE

    ResponderExcluir
  13. Pá de cal. É o que acontecerá com a esquerda dia 2/10. Primeiro turno papai

    ResponderExcluir
  14. Como vcs PTistas só assistem a Globo e a velha imprensa, vcs não sabem que pesquisas internas verdadeiras dão vantagem significativa ao Bozo. Vcs tb não sabem que os militares conseguiram evitar depois de muita pressão, que as urnas sejam adulteradas. Vcs tb não sabem que a eleição poderá ser decidida logo no 1 turno e que o pessoal de campanha do Bozo sabe muito bem o que tá fazendo. Ah, isso aqui vcs sabem: o debate da globo às vésperas da votação, conforme aconteceu na Band, tirará milhares de votos do nove dedos, em virtude do seu péssimo desempenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou mais um jumento "educado" pelo Youtube e pelo Whatsapp ! Tu já foi lavar teu mulambo verde e amarelo?

      Excluir
    2. Excelente análise. Quando não tem como refutar, irão lhe menosprezar com insultos. E eu lhe digo; "Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha". kkkkk

      Excluir