segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Lula mantém liderança e vence eleição com vantagem de 7 pontos, diz CNT/MDA

Pesquisa realizada presencialmente pelo Instituto MDA, contratada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53,5% das intenções para votos válidos, enquanto o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 46,5%.

Na CNT/MDA de 30 de setembro, dois dias antes do primeiro turno, Lula registrou 55% das intenções para votos válidos, e Bolsonaro, 45%. O instituto apresenta um gráfico comparando os dois levantamentos: o petista oscilou 1,5 ponto para baixo, e o candidato do PL, 1,5 ponto para cima.

Nos votos totais, quando se consideram os que optam pelo voto branco ou nulo e os indecisos, Lula tem 48,1% das intenções de voto, e Bolsonaro, 41,8%.

Outros 6% disseram aos pesquisadores que não pretendem votar ou que escolherão branco ou nulo, e 4,1% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada de 14 a 16 de outubro de forma presencial com 2002 pessoas, a um custo de R$ 168 mil.

O nível de confiança é de 95%, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR 05514/2022.

Pesquisa estimulada

Votos válidos: sete pontos separam Lula e Bolsonaro

Lula (PT): 53,5%

Jair Bolsonaro (PL): 46,5%

No primeiro turno das eleições, Lula obteve 48,43% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro terminou com 43,20%.

Votos totais: diferença é de 6,3 pontos

Lula (PT): 48,1%

Jair Bolsonaro (PL): 41,8%

Branco/nulo/não vai votar: 6%

Indecisos: 4,1%

Pesquisa espontânea

O Instituto MDA também fez apuração de votos espontâneos — quando os entrevistados não são questionados diretamente com a menção ao nome dos concorrentes.

Lula também aparece à frente neste caso, com 46,4% das intenções, enquanto Bolsonaro obtém apoio de 40,6% dos entrevistados. Outros 6,3% apontam voto branco, nulo ou dizem que não irão votar, e 6,7% se disseram indecisos.

Lula (PT): 46,4%

Jair Bolsonaro (PL): 40,6%

Branco/nulo: 6,3%

Indecisos: 6,7%

Sobre o instituto

O Instituto MDA, de Lavras (MG), foi fundado em 1988. Em 2012, tornou-se parceiro da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e passou a realizar somente a pedido da confederação levantamentos sobre intenções de votos.

Segundo o próprio instituto, uma ou outra entrevista desses levantamentos pode ter sido realizada em pontos de grande fluxo de pessoas para garantir que o perfil do eleitorado esteja corretamente representado na pesquisa. Essa metodologia de entrevistas pessoais em residências segue como a principal do MDA.

13 comentários:

  1. Nenhuma novidade, Lula ganha de qualquer jeito. Quem tem filha adolescente não vota nesse presidente depois do "pintou um clima". Quem tem parente morto na pandemia, desempregado, índio só vota no patriarca das rachadinhas se for doido.

    ResponderExcluir
  2. Lula 13. Daqui a 13 dias, é Lula 13.

    ResponderExcluir
  3. só idiota pra acreditar nessas pesquisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só idiota pra não acreditar nas pesquisas.

      Excluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Lula vai ganhar eleição no inferno esse ladrão desgraçado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No inferno que Bozo transformou o Brasil, Lula vai ganhar, acertou!

      Excluir
  6. Atenção bostanaristas que têm filhas adolescentes de 13 a 15 aninhos. O motoqueiro fantasma conhecido como Bosta está motociando nas ruas e pode olhar suas filhinhas. Pode pintar um clima e ele pedir pra entrar em sua casa. Cuidado, ele pode traçar vc também, já que seu fanatismo não deixar enxergar quem é esse pilantra.😂😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que pinte um clima bem no teu fiofó kkk

      Excluir
  7. Um ladrão na imagem acima e um bando de jumentos seguindo kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais jumento é quem não segue mas fica olhando o blog.

      Excluir
  8. Responda se for capaz: O luladrão é corrupto ou não? O luladrão é a favor da legalização da maconha ou não? O luladrão é a favor do aborto ou não? A penas essas três citações em meios as diversas pautas negativas do PT e seus satélites. E mais uma para finalizar: Faz um L quando seu filho estiver nas DROGAS, afinal, quem apoia luladrão também compactua com esses pensamentos.

    ResponderExcluir