Rádio Voz do Maranhão

sábado, 1 de junho de 2024

Três funcionários de empresa de resíduos sólidos morrem asfixiados em Rosário

Três funcionários da Central de Gerenciamento de Resíduos Titara, situada em Rosário, a 75 km da capital maranhense, morreram em um acidente de trabalho, nessa sexta-feira (31). A empresa é responsável por receber resíduos sólidos de São Luís e região metropolitana, além de outras cidades próximas.

A principal hipótese é que as vítimas, de identidades não divulgadas e que trabalhavam na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), teriam morrido por asfixia devido à inalação de um gás conhecido como amônia durante a lavagem de um tanque.

Segundo informações preliminares, no momento do acidente, os funcionários não utilizavam Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Por meio de comunicado oficial (leia no fim da matéria), a Central de Gerenciamento Ambiental Titara confirmou e lamentou a morte dos três funcionários em suas instalações. A empresa informou que já está prestando toda a assistência aos familiares das vítimas e instaurou uma investigação interna para apurar as causas do acidente.

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou que os procedimentos foram adotados logo após a ocorrência. Uma equipe da Delegacia Regional de Rosário esteve no local e fez o encaminhamento dos corpos para o Instituto Médico Legal (IML), em São Luís, bem como realizou oitiva com alguns funcionários. Um inquérito será realizado para determinar as circunstâncias do fato.

A Titara

Em 2014, a Central de Gerenciamento Ambiental Titara, localizada no povoado de Buenos Aires, no município de Rosário, iniciou suas atividades.

O local abriga um aterro sanitário, considerado o ambiente adequado para a destinação de resíduos sólidos. Nele, ocorre a drenagem de gases e de chorume provenientes do lixo. O chorume é então encaminhado para uma

estação de tratamento de efluentes (ETE), onde é processado até se tornar um efluente final sem características poluentes.

O aterro recebe resíduos das cidades de Rosário, Axixá e Morros, de toda a Grande São Luís (Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís) e de empresas de diversos setores, como de geração de energia, mineração, alimentos, serviços, exploração de petróleo e construção civil.

Leia a íntegra do comunicado:

“A Central de Gerenciamento Ambiental Titara lamenta profundamente o falecimento de três de seus colaboradores em um acidente ocorrido nesta sexta-feira, 31.05, em suas instalações, na cidade de Rosário, no Maranhão. A empresa já está prestando toda a assistência aos familiares das vítimas e já instaurou uma investigação interna para apurar as causas do acidente”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário