Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 29 de junho de 2016

PF deflagra Lázaro contra saques fraudulentos de precatórios; saques chegam a R$ 10 milhões no MA, PI e SP

Cerca de 50 policiais federais estão cumprindo 8 mandados de busca e apreensão, 5 mandado de prisão temporária e 5 mandados de condução coercitiva nos municípios de Diadema, Jundiai, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e São Paulo (SP), São Luis (MA) e Teresina (PI)


POR JULIA AFFONSO E FAUSTO MACEDO
O Estado de São Paulo

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 29, a Operação Lázaro nos Estados do Maranhão, Piauí e de São Paulo contra um grupo que teria feito saques fraudulentos de precatórios da Justiça Federal.

Cerca de 50 policiais federais estão cumprindo 8 mandados de busca e apreensão, 5 mandado de prisão temporária e 5 mandados de condução coercitiva nos municípios de Diadema, Jundiai, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e São Paulo (SP), São Luis (MA) e Teresina (PI).

Segundo a PF, a ação é a segunda fase da Operação Triângulo dos Precatorios, desencadeada no final de 2015, ‘para desmantelar grupo criminoso organizado que realizava saques fraudulentos de precatorios da Justiça Federal em diversos Estados da Federação’.

“Para tanto o grupo selecionava precatorios disponíveis para saques, preferencialmente de pessoas já falecidas, ressuscitando-as mediante a falsificação de documentos”, aponta a PF em nota.

A Federal estima-se que o grupo tenha, desde o início das investigações, feito mais de R$ 10 milhões em saques fraudulentos, ‘valor este que era movimentado e ocultado através de contas bancárias em nome de pessoas físicas e jurídicas laranjas’.

“Dinheiro ilícito que a organização utilizou na aquisição de veículos esportivos importados e de alto luxo”, destaca a Federal.

O motivo do nome da operação é em alusão à passagem bíblica do retorno de Lázaro à vida, já que o grupo criminoso utilizava de pessoas falecidas para se beneficiarem desses precatórios.


Apenas os materiais objeto das buscas e apreensões serão encaminhados para a Superintendência da PF em Campo Grande/MS, enquanto os presos e conduzidos serão ouvidos nas respectivas cidades onde forem localizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário