Rádio Voz do Maranhão

sábado, 15 de outubro de 2016

Credibilidade zero: Ibope foi acusado por senadores de cobrar R$ 1 milhão para falsificar pesquisas eleitorais


Por JM Cunha Santos
(com acréscimos)

Não dá nem para levar em consideração pesquisa do Ibope. Consultar já é servir de besta. Esse instituto erra sempre. No Maranhão não acerta uma e é, dentre todas as empresas dedicadas a pesquisas que se conhece, a mais acusada de manipular dados, falsificar pesquisas eleitorais no Brasil.

No Maranhão, o Ibope  só trabalha para os Sarney e exatamente por essa razão acaba de “fabricar” uma pesquisa na qual coloca o candidato da Mirante, Eduardo Braide, 8 pontos na frente do prefeito Edivaldo Júnior. A cara nem treme.

Vejam isso: Nas eleições de 2010 o dono do Instituto, o senhor Montenegro, foi acusado pelos senadores Mozarildo Cavalcanti e Papaleo Paes, da tribuna do Senado, de cobrar 1 milhão de reais para manipulação de resultados de pesquisas de intenção de votos sob os cuidados do Ibope.

Mas se acham muito os 8 pontos de vantagem que o Ibope colocou a favor do candidato de Sarney, Eduardo Braide, vejam só: Em Araraquara, a 4 dias da eleição, uma quarta-feira, o Ibope soltou uma pesquisa sobre as eleições naquela cidade paulista. Por essa pesquisa, o candidato do PMDB, Marcelo Barbieri, ex-deputado federal apoiado por quase todas as forças políticas locais, estaria 21 pontos atrás do candidato Edinho, do PT. No domingo, dia da eleição, a apuração registrou uma diferença de menos de 3,3 %. Tratava-se mais uma vez, de pesquisa fraudada para induzir os eleitores a votarem em determinado candidato.

Agora mesmo, no primeiro turno das eleições de 2016, a pesquisa do Ibope apontou o candidato Wellington do Curso com 31 % das intenções de votos. Até Wellington acreditou que iria para o segundo turno e venceria a eleição. Mas era o Ibope e Wellington ficou com apenas 19,80 % dos votos, uma diferença manipulada de mais de 11 pontos.

Prognósticos desse mesmo Ibope, na eleição para governador de 2014, apontaram o candidato Flávio Dino com 42 % dos votos e o candidato Edinho Lobão com 30 %, obviamente querendo convencer o eleitor de que poderia haver segundo turno.  Mais uma falácia. Quando as urnas se abriram, o candidato Flávio Dino surgiu com 63 % dos votos válidos e Edinho Lobão com 33 %.

Talvez esses exemplos bastem, mas nunca é demais lembrar as sucessivas denúncias de falhas e fraudes do Ibope feitas pela TV Record e que Luís Datena, da Band, classificou os dirigentes desse Instituto de estelionatários.

Basta uma pesquisa no google para se tomar conhecimentos de diversas denúncias de irregularidades em pesquisas feitas pelo Ibope. Confira algumas postagens que põem em xeque a credibilidade do instituto.




blogdoserido.com.br


folhadetucurui.blogspot.com  


blogs.ne10.uol.com.br 


Um comentário: