Rádio Voz do Maranhão

domingo, 19 de março de 2017

Obras no Hospital do Servidor seguem em ritmo acelerado

Com obras avançadas e previsão de entrega para dezembro de 2017, o novo Hospital do Servidor, terá capacidade para atender 110 mil funcionários público do Estado. 

Com 12.613,31 m² de área construída, o prédio contará com 128 leitos, que atenderá do público infantil ao adulto, com UTIs especializadas para cada faixa etária. O investimento de mais R$ 55 milhões é do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), que proporcionará avanços na área da saúde e mais valorização ao servidor.

Nesta fase da obra, estão sendo realizadas intervenções de alvenaria, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Em alguns dos quatro pavimentos da construção já está sendo feito chapisco e reboco de paredes.

“Nossa meta é entregar a obra completa do hospital no mês de dezembro deste ano. Esse prazo se dá pela expansão do número de leitos do que era previsto originalmente. Essa é uma obra importante. Reflete a valorização dos servidores, que terão um equipamento público de saúde de muita qualidade e que vai ajudar na saúde em geral”, avalia Clayton Noleto secretário de Infraestrutura.

O Hospital do Servidor será dotado de equipamentos com alta tecnologia em diversas especialidades médicas. No ambulatório, os servidores terão à disposição 40 consultórios para atendimento médico e odontológico. Para a realização de exames, haverá 10 salas específicas para exames de raios-x, tomografia, coleta de amostras para análises em laboratório, endoscopia e colonoscopia, ECG, ecocardiograma, mamografia, ultrassonografia e teste ergométrico.

“Essa obra segue a diretriz do governador Flávio Dino, de realizar ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses e a valorização dos servidores públicos”, ressalta o secretário de Infraestrutura.

O novo hospital terá 128 leitos de internação geral, leitos de UTI, quatro leitos de isolamento, além de quatro salas de cirurgia (duas médias e duas grandes). Nos serviços de urgência e emergência, serão dois leitos de estabilização, seis leitos infantis de observação e 12 adultos.

A unidade de saúde vai atender exclusivamente o servidor e será gerenciada pela Secretaria de Estado de Gestão Previdenciária (Segep). Um dos engenheiros da obra, Rinaldo de Lima, disse que o fluxo segue dentro do cronograma e que cerca de 180 funcionários diretos estão trabalhando para que o prazo seja cumprindo. 

No total, direta e indiretamente, são aproximadamente 500 empregos gerados no empreendimento. “Estamos trabalhando para que tudo siga dentro do programado. Acabada essa fase, entraremos com a parte do contra piso e na instalação dos forros”, complementa o profissional.

Geração de oportunidade

Com mais de 26 anos de experiência no ramo da construção civil, o pedreiro Gilberto Santos Almeida, de 56 anos, disse que após os 10 meses desempregado, o trabalho no hospital garante perspectivas de dias melhores. “Hoje completo seis meses na obra e sem dúvida nenhuma, essa é uma excelente oportunidade, ainda mais para gente que vem de uma temporada de desemprego. Como todo mundo sabe, a construção civil no Brasil não passa um momento bom, mas acredito que virão dias melhores”, comemora.

Edson Ferreira, servente de obras, fala da superação do desemprego, após ter vivido mais de seis meses sem uma renda. “A obra está indo muito bem e graças a ela, estamos empregados. Fazia um bom tempo que eu não conseguia trabalho. Agora já estou empregado tem cinco meses e com tudo certinho, até carteira assinada”, comentou.

Francisco Marques, de 42 anos, que coordena uma equipe de pedreiros na obra, fala da conquista em ter sido absorvido pelo empreendimento. “Infelizmente o país vive um momento de crise, mas essa obra foi uma boa oportunidade para gente que mexe com a construção civil”, pontuou.

São 500 empregos gerados, direta e indiretamente, durante a construção do Hospital do Servidor.

Um comentário:

  1. Estou muito contente com mais essa obra na área de saúde do nosso governador

    ResponderExcluir