Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 6 de março de 2017

Quem está destruindo a reserva do Batatã?

A reserva do Batatã, localizada à margem da Avenida dos Franceses, apresenta uma grande área desmatada, logo após a Rodoviária de São Luís, no sentido rotatória do Tirirical. 

A retirada da vegetação foi feita com uso de máquinas. No local, fizeram uma espécie de aterro com barro amarelo geralmente usado em terraplanagem de ruas e avenidas.

A reportagem do blog esteve no local na manhã desta segunda-feira (6) e constatou que não existe nenhuma placa indicativa de alguma obra.

A área desmatada está nas proximidades de uma grande vala que serve para escoar as águas pluviais do leito da avenida para o interior da reserva.

A reserva do Batatã é estratégica para o abastecimento de água da região central da capital. Ali está localizado um grande reservatório natural formado pelo acúmulo de águas pluviais. 

Ao longo de vários anos, essa reserva vem sofrendo agressões permanentes, com as ocupações irregulares, como na expansão da área do bairro Coroadinho e do Recanto Verde, logo após a Vila Itamar. 

São ocupações que estão comprometendo a vida do reservatório do Batatã que, nos últimos anos, tem apresentado grande assoreamento, o que faz diminuir o volume de água acumulado. Comprometem também a vida do Rio da Prata, localizado nas proximidades do Recanto Verde e que também abastece o reservatório do Batatã.

Será que esse desmatamento ocorre com o consentimento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente? O que será construído no local? Por que não existe cerca ou muro para proteger essa área? Quem responderá por esse crime?




Nenhum comentário:

Postar um comentário