Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Adutora do Italuís se rompe no Campo de Peris; conserto deve ser concluído até 15h de quinta-feira

Imagem de um dos consertos da adutora do Italuís, no Campo de Peris
A adutora do Sistema Italuís, responsável pelo abastecimento de 60% da capital, voltou a se romper, na noite desta quarta-feira (19), no Campo de Peris, na BR-135.

Segundo informações da PRF, a grande quantidade de água na rodovia coloca em risco quem trafega noturno. Equipe da PRF de Pedrinhas já está no local para fazer o controle de tráfego e evitar acidentes.

Técnicos do Italuís fazem um levantamento na área neste momento. A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) já está mobilizando equipes para providenciar a troca do tubo danificado. Os trabalhos de recuperação seguirão por toda a madrugada de quinta-feira (20) e devem  ser concluídos até as 15h.

O abastecimento de água para as áreas atingidas será normalizado em até 48 horas, após o reinício do bombeamento.

O último rompimento registrado na adutora, no Campo de Peris, foi no dia 25 de fevereiro deste ano. Esses rompimentos são provocados pelo desgaste da tubulação. Por conta da fragilidade dos tubos, que não suportam pressão total, o sistema Italuís funciona com capacidade reduzida.

Os rompimentos deixarão de ocorrer quando a nova adutora, que está sendo instalada nos 19 km do Campo de Peris, entrar em operação. Além de cessar os rompimentos, haverá aumento significativo do volume de água bombeada para a capital. A montagem da ponte metálica para a travessia da tubulação no Estreito dos Mosquitos já está concluída, faltando a colocação do restante dos tubos. A previsão é de que entre em operação no segundo semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário