Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 22 de março de 2018

Presos na operação de combate a facções criminosas no bairro Liberdade serão apresentados nesta sexta-feira na SSP

Integrantes de facções criminosas que atuam no bairro Liberdade e adjacências foram presos durante a operação “Saturação”, realizada nesta quinta-feira (22), com a participação das Polícias Civil e Militar do Maranhão.
"Val", que seria uma das líderes do tráfico de drogas e outros integrantes de facção criminosa presos na Liberdade
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apresentará nesta sexta-feira (23), às 9h, os presos durante o primeiro dia da operação “Saturação” realizada no bairro Liberdade e adjacências. 

A operação, que não tem data para terminar, é realizada pelas Polícias Civil e Militar e foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (22) com o objetivo de desarticular facções criminosas que movimentam o tráfico de drogas na região.
Segundo o comandante do Policiamento da Área Metropolitana 1 (CPAM 1), coronel Pedro Ribeiro, a operação foi planejada após o tiroteio realizado na terça-feira (20), onde criminosos de uma facção rival tentaram amedrontar membros de outra facção criminosa que tem como principal líder uma mulher conhecida com Valdirene Pereira, a “Val”, que atualmente lidera o tráfico de drogas na Liberdade. Ela foi presa durante a operação.


Segundo o coronel, a operação foi uma resposta do sistema de segurança às agressões de bandidos que praticaram o tiroteio, colocando em risco a de moradores. O que está em disputa é a liderança do tráfico de drogas na área da Liberdade, que tem o comando forte de “Val”.
O objetivo dos bandidos que promoveram o tiroteio era eliminar a “Val”, que já foi presa várias vezes, mas se encontra em liberdade. “O sistema de segurança está todo aqui na área. Polícia Civil, Polícia Militar, todos os seus grupamentos e estamos à frente desta situação. A “Val” foi detida, conduzida para a Seic e mais a sua filha”, revelou o comandante.

O coronel Pedro Ribeiro disse que também foram autuados, durante a operação, criminosos que não possuíam tornozeleira eletrônica, além de pessoas com mandados de prisão em aberto. Entre os presos estão Wanderson Borges Frazão, 29 anos, que tem envolvimento com tráfico de drogas na área; e Ederson da Silva Rocha, 31 anos, que responde por homicídio.
Todos foram encaminhados o 8º Distrito Policial, situado no bairro Liberdade. Por volta de 11h35, os presos já estavam na Superintência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Com os criminosos, a polícia apreendeu uma pistola de uso exclusivo das forças de segurança.

O comandante do CPAM 1 acrescentou que a operação “Saturação” não vai realizar ações policiais apenas no bairro Liberdade. O policiamento será reforçado nos bairros Camboa, Alemanha, Irmãos Coragem, Formosa e Caratatiuia, com o intuito de desarticular facções criminosas e prender os criminosos.
Coronel Pedro Ribeiro também esteve no
comando da operação
“A partir de agora toda essa área do entorno da Liberdade, Camboa, Alemanha, Irmãos Coragem, Formosa, Caratatiuia, fará parte da operação “Saturação”. A operação tem dois objetivos. O primeiro é desmobilizar ações de criminosos fazendo com que eles saiam da área e o outro objetivo é prender os criminosos. Uma coisa ou outra. Ou eles se desmobilizam ou o sistema prende eles. Então por tempo indeterminado nós vamos permanecer nessa área”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário