domingo, 19 de abril de 2009

DO CORREIO BRAZILIENSE: MARANHÃO - RESISTÊNCIA ACABA. LAGO SAI DO PALÁCIO

Cassado, governador maranhense aceita decisão judicial e deixa a sede do governo em São Luís para a sucessora, Roseana Sarney (PMDB)

Da Redação

Dida Sampaio/AE
Cercado de correligionários, Jackson Lago deixa o Palácio dos Leões com discurso de quem planeja voltar

Não durou mais de dois dias a resistência de Jackson Lago (PDT), governador cassado na última quinta-feira por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em deixar a sede oficial da administração do estado, o Palácio dos Leões. No fim da manhã de ontem, Lago saiu do palácio acompanhado por uma claque de simpatizantes que gritavam palavras de ordem: “Meio passo atrás, Sarney nunca mais”. De calças jeans, camisa azul e mangas arregaçadas, o agora ex-governador seguiu para a sede do PDT estadual numa passeata de meia hora que não empolgou os populares de São Luís, a capital maranhense.

A saída de Lago do palácio oficial pôs fim à batalha político-judicial sobre o governo do Maranhão. No início de março, o TSE cassou o mandato dele por abuso de poder político e econômico e compra de votos nas eleições de 2006. No entanto, Lago recorreu da decisão perante o próprio TSE e o Supremo Tribunal Federal (STF), governando como se aparentemente nada tivesse acontecido. Mesmo cassado, assinou convênios com municípios maranhenses — considerados ilegais pela Justiça estadual.

As duas últimas barricadas judiciais levantadas por Lago para resistir caíram nos últimos dias. Na quinta-feira, o TSE confirmou sua decisão anterior de cassá-lo e ordenou a posse imediata da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), segunda colocada na disputa. Na sexta-feira, um recurso ao STF para mantê-lo no cargo foi rejeitado. Na noite de anteontem, diante das negativas da Justiça e da falta de apoio popular ao seu aquartelamento, Lago decidiu deixar o Palácio dos Leões na manhã de sábado.

Críticas a Lula
O ex-governador saiu da sede oficial acompanhado de familiares, assessores, políticos e por cerca de 200 trabalhadores do Movimento dos Sem Terra (MST), da Via Campesina e de outros movimentos sociais. Num discurso de quase meia hora, fez duras críticas à família Sarney, a quem responsabiliza pela sua queda do Executivo estadual. Mas disse que manterá a resistência: “Quem sabe isso tudo que está acontecendo não é para nos prepararmos melhor para chegarmos ao governo e ao poder com o compromisso de um grande governo popular. Vamos continuar resistindo em outros locais”, declarou.

Durante a caminhada, Lago contou também com o apoio de correligionários e petistas, que não pouparam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo apoio político que tem dado a Roseana e ao clã Sarney. “O presidente Lula está escorado em um bando de corruptos do PMDB a partir do José Sarney”, discursou o deputado Domingos Dutra (PT-MA), presidente do PT estadual e que faz oposição ferrenha à família Sarney.

Empossada na sexta-feira, a governadora Roseana Sarney despacha provisoriamente no Palácio Henrique de La Rocque, onde estão abrigadas algumas pastas estaduais. Segundo o novo secretário de Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo, a governadora só deve ocupar o Palácio dos Leões na segunda-feira, depois que uma equipe da nova administração realizar uma vistoria na sede oficial.

2 comentários:

  1. A Organização do Armínio é mais PERVERSA
    do que a de Marcola, Só que Marcola responde
    por seus crimes ENQUANTO a “THURMA”
    do Armínio fica acobertada pela IMUNIDADE
    da Toga.
    www.claudiohumberto.com.br.

    Nepotismo poderoso,
    O Conselho da Magistratura do Rio Grande do Sul manteve a demissão da servidora
    concursada Simone Nejar, que denunciou nepotismo no Tribunal de Justiça. O advogado
    dela questionou a ISENÇÃO de alguns desembargadores, com PARENTES comissionados
    no Tribunal.

    Qual foi o Crime de SIMONE NEJAR, obedecer a Constituição Federal,coisa que
    á CHOLDRA, do Armínio não sabe respeitar;
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei,...
    II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer
    alguma coisa senão em virtude de lei;
    IV - é livre a manifestação do pensamento,
    sendo vedado o anonimato;
    Nepotismo segundo á súmula 13 do STF, é proibido.
    Súmula Vinculante 13
    A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.
    Fonte de Publicação
    DJe nº 162/2008, p. 1, em 29/8/2008.
    DO de 29/8/2008, p. 1.
    Legislação .Constituição Federal de 1988, art. 37, “caput”.

    ResponderExcluir
  2. Com essas palavras ,Gilberto Lima diz quase tudo que pensa o eleitor anti-Sarney.Veja

    Volto a repetir: o erro de Jackson foi não governar. Foi se deixar governar por Aziz Santos e outros. Deu as costas à muitos aliados, que trilharam caminhos com ele nos momentos mais difíceis da luta para chegar ao poder. Foi, no mínimo, ingrato. Assim como foi ingrato com os professores, policiais e demais servidores públicos. Perdeu o apoio de categorias que tiveram participação direta na eleição dele.

    Jackson, tu foste INGRATO com que te deu a mão,agora fique com os seus RÉPROBOS,os sem votos que foram surrados nas urnas e voce deu privilégios e poder para mandar e decidir por voce.Agora, depois do caldo derramado você quer ajuda.É tarde!As suas promessas nao foram cumpridas.Cadê os 05(cinco) socorroes??E as interminaveis obras do Castelão??Porque voce foi teimoso durante 87 dias de greve dos professores??E da policia??E da Aged??Porque só agora resolveu fazer média com o povo anunciando obras como elevado da Forquila,Calhau??Litorânea??Qual a obra de grande impacto deixada por voce na ilha rebelde??Isso tudo é para ser feito antes,no inicio do governo mostrando que o Governo da Libertação vem para mudar o perfil do Maranhão.Porem,voce ficou com o governo travado por Aziz e Aderson.
    Jackson Kepler Lago, fica a minha nota de revolta e de um sonho frustado.Sempre fui seu eleitor em 1994,2002,1º e 2° 2006 ,pois acreditei que um outro Maranhão fosse possivel.Tivemos a chance e perdemos.Sonhos frustados.Lembro-me que fiquei durante a madrugada de casa em casa colocando os santinhos de Jackson debaixo da porta de inumeras casas de Paraibano-MA,distante 504 Km de São Luis, sem ganhar nada.Nao queria ganhar mesmo.Tudo era espontâneo.Queria que Jackson ganhasse e livrasse o Maranhão das mazelas da Oligarquia que voltou e voltou mais forte agora(Sarney,presidente do Senado,Roseana Governadora,Lobao ministro e tres senadores do lado dela e em breve inúmeros prefeitos falsos beneficiados por você que agora mostraram o mimetisto que todos tem).A indiferença que seus eleitores estão tratando a cassação é só uma forma de mostrar a ira que tomou conta de nós.O silêncio vai perdurar,mas não se enganem de darmos a volta por cima e mostrar que não vendemos nossos votos.ESTOU DE LUTO!

    Hilton Franco

    ResponderExcluir