Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 28 de junho de 2011

Denúncia de agiotagem com emendas parlamentares agita sessão na Assembleia Legislativa

Não é de hoje que se especula sobre desvios de finalidade dos recursos de emendas parlamentares. Destinadas geralmente a “obras” nos municípios, onde parlamentares têm bases eleitorais, essas emendas sempre se ‘evaporam’. O dinheiro some, tem outro destino, e as obras não aparecem. Só que ninguém sabia como esses recursos são desviados.

Para tentar clarear um pouco mais os prováveis esquemas, o jornalista Décio Sá, em seu blog(http://www.blogdodecio.com.br), trouxe uma informação que mexeu com os brios de parlamentares: a prática de agiotagem. Segundo o jornalista, que teria conversado com um parlamentar não identificado na matéria, o esquema consistia na venda de emendas antes de os recursos serem liberados pelo governo do Estado. O parlamentar receberia 70% do valor, ficando o restante (30%) para o agiota dividir com o prefeito que aceitasse entrar no esquema.

A informação foi como lenha na fogueira e incendiou a sessão na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira.

O blogueiro Caio Hostílio(http://caiohostilio.com), que acompanha o dia a dia na Assembléia, afirma que o primeiro paralamentar a usar a tribuna foi Raimundo Cutrim (DEM), que exigiu que fossem apuradas as denúncias de agiotagens com as emendas parlamentares, nos blogs dos jornalistas Décio Sá e Cláudio Humberto.

Cutrim exigiu que o parlamentar que passou as informações ao jornalista Décio Sá se identificasse e, assim, falassem quais foram os deputados e os respectivos prefeitos que pegaram 70% do valor total das emendas, deixando ao agiota 30%, quando as emendas saírem. “A Casa tem por obrigação apurar esses fatos, pois a forma da denúncia generaliza, deixando no rol todos nós”, falou Raimundo Cutrim.

O deputado Marcelo Tavares (PSB), também, foi à tribuna, cobrar esclarecimento quanto à denúncia dos jornalistas Décio Sá e Cláudio Humberto. Para o deputado, a Mesa Diretora tem que investigar e até mesmo chamar os jornalistas para que esclareçam tais acusações, pois fica generalizado. “Eu não recebo emendas, mas acho que o deputado Raimundo Cutrim tem toda razão em pedir que sejam feitas investigações. Essas denúncias não são de hoje, já estão aí há muito tempo.”, falou Marcelo.

O presidente Arnaldo Melo disse que esse controle é feito pelo poder executivo, isso através do Portal da Transparência. “A Casa não tem como controlar emendas dos gabinetes dos deputados, mas a Casa pode investigar em caso de um pedido de um parlamentar, de um partido político e por um eleitor, desde que seja por escrito”, frisou Arnaldo Melo.

O deputado Magno Bacelar, por sua vez, classificou a denúncia de irresponsável. “O dedo duro falou isso para impressa de fora que não conhece o Maranhão. Ele quer extorquir os deputados com essa matéria, pois não recebe mais o dinheiro que recebiam para xingar o grupo da governadora”, disse Nota 10.

O assunto é grave e merece a instalação de uma comissão, para investigar todas as emendas liberadas a parlamentares nos últimos anos.

6 comentários:

  1. COMBATE A AGIOTAGEM



    Tem uma loja de venda de celulares no Recreio dos Bandeirantes, Rua do Arquiteto 365, Lj A. Lá um agiota muito perigoso e frio, sempre está fazendo reuniões. O nome dele é Wagner de França Alves Vilela. Ele dá nomes diferentes e troca sempre de escritório para não ser localizado. Atualmente ele tem um escritório dentro de um condomínio ESPACIO LAGUNA na Barra da Tijuca, Via Antonio Arthur Braga, 370. Apartamento: 402, BLOCO 1.

    Se a pessoa que desesperadamente pegou o empréstimo, não pagar na data, ele vai até a casa da pessoa e pega tudo que ela tem de valor e a pessoa ainda é violentada, ele cobra juros altíssimo, 30 % , 40% como se não bastasse , quando a pessoa vai até lá pra pagar na data certa, ou antes, ele nunca esta; então a pessoa volta no outro dia e ele arma um golpe, dizendo que a pessoa não esteve no dia marcado e cobra o dobro dos juros diários. E isso é feito sempre em cima de ameaças, ele diz que quer o dinheiro naquele dia ( com os juros que ele impõe ) se foi pego 30 reais com ele, isso vira 300 reais, 600 reais e por aí vai. ELE FALANDO: ACHO QUE SEU FILHO E SEU ESPOSA NÃO VAO PRECISAR VER O PIOR, VOCE NÃO ACHA? EU QUERO O MEU DINHEIRO HOJE, DA SEU JEITO, vai pra esquina e fica vendendo o cu da sua mulher...vende o seu. Irmão, já estou perdendo a paciência contigo.

    São frases e palavras chulas, fortes e ele ainda diz que não tem medo de ninguém... Todos na rua tem medo dele. Não agüento ficar vendo essas coisas com pessoas tão humildes, pessoas que precisam pegar 20 reais emprestado para comprar , muitas vezes, o que comer...Os homens sendo humilhados na frente dos filhos, esposas, amigos.

    Já vi policias levando ele algemado e dias depois ele esta solto de novo. Sera que ele pode sair batendo nas pessoas, como já vi muitas vezes, ameaçar, matar e nada acontecer?

    O que acontece por traz disso tudo? Porque mesmo com tantas denuncias, ele continua entre nós? Esses agiotas são como vampiros, eles sugam até a nossa alma....

    ResponderExcluir
  2. Vc que não tem o que fazer procure o que fazer e deixe de falar mal das pessoas mas vou rebater esses comentários a pessoa que pega dinheiro emprestado com um suposto agiota seja assim que as pessoas apelidaram a pessoa que possa ajudar as outras e,prestando seu dinheiro o agiota não bate na porta de ninguém pra forca assapa arfar o dinheiro emprestadopelo contágio as pessoas que vão atras deles e depois não conseguem pagar,não conseguem cumprir o trato que fizeram eu sou contra ameaças e forca bruta mas acho que se vc fez um trato tem que pagar e ir ate o fim isso e seu dever de quem fez o trato eu costumo dizer que quem empresta dinheiro não e agiota e sim idiota pq na hora da pessoa pegar vc e um deus agradece ate beija vc s for necessário mas na hora dee pagar vc e safado filha da puta bandido ladrão etc......acho que a pessoa que fosse na delataria dar queicha de um agiota tinha que ficar presa isso pq acho um crime assapa pegar o dinheiro e depois não conseguir pagar e se esconder atras de uma delegacia atras da lei que o ampara quer dizer resumindo o cara pega o dinheiro não paga e ainda prejudica quem emprestou será que est sertões isso pega quem quer quem esta necessitado mas tem que pagar aí não paga isso e um roubo a pessoa que não paga e que tinha que ser presa.o povo só pega dinheiro com agiota pq o nosso governo os bancos não emprestao são cheios de burocracias para emprestar pedem mil coisas para emprestar se o governo facilitasse mas os imprestimos não teria agiotas então na minha comsepicao a lei esta errada e o governo também quer dizer esta tudo errado tinha que ser mudado tudo no Brasil.......

    ResponderExcluir
  3. Pq vc ainda não aceitou meu comentário aqui não e num blog ded comentários então tenho meu direito de falar

    ResponderExcluir
  4. EU ESTOU DESESPERADA POIS NAO CONSIGO ME DESVENCILHA DO AGIOTA POIS JA TENHO UM ANO E MEIO QUE EU PEGUEI 200,00 REAIS E ESTOU PAGANDO A UM ANO E MEIO O JUROS QUE ELES ME COBRA 100,00 REAIS POR MES ISSO SE EU PAGA NO DIA POIS SE PASSAR E O DOBRO EU NAO TENHO MAIS COMO FICA PAGANDO E ELES FICAM ME AMEAÇANDO FALANDO QUE VAI ME MATA EU E MEU FILHO POR FAVOR ME AJUDA ELES TEM ESCRITORIO EM BELFORD ROXO FAVOR ME AJUDA

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. AGIOTAS POR TODA PARTE DO RECREIO DOS BANDEIRANTES MAS O ALVO É UM SÓ, WAGNER DE FRANÇA ALVES VILELA,ELE SIM É O CABEÇA, SE ESCONDE ATRAS DO PAI QUE TEM UMA LOJA DE IMOVEIS ( #IMOVEIS VILELA# EM VARGEM PEQUENA ) MAS É TUDO ENCENAÇÃO, ELE NÃO PASSA DE UM AGIOTA E AINDA DIZ QUE QUANDO ELE EMPRESTA O DINHEIRO, ELE É UM IDIOTA MAS QUANDO VAI COBRAR É UM AGIOTA. PRENDAM TODOS ESSES BANDIDOS QUE CIRCULAM E CONVIVEM NO NOSSO MEIO.

    ResponderExcluir