Rádio Voz do Maranhão

domingo, 16 de setembro de 2012

Profissionais da imprensa no adeus ao radialista Tony Castro

Gilberto Lima

O corpo do radialista Antônio de Sousa Castro, o Tony Castro, 58, está sendo velado na central de velório da Pax União, no Canto da Fabril, desde as 19h de sábado. O radialista estava internado na UTI do Hospital Carlos Macieira havia cinco dias devido a complicações provocadas pelo diabetes.

Natural do Pará, Tony Castro atuava no rádio maranhense há mais de 30 anos, destacando-se na reportagem e apresentação de programas. Durante muito tempo foi repórter político da Rádio Educadora, destacando-se na cobertura jornalística da Assembleia Legislativa. Teve atuação marcante na cobertura da CPI do Crime Organizado, momento em que o rádio do Maranhão mostrou sua força. Seu último trabalho foi na Rádio São Luís AM.

Diversos profissionais da imprensa estiveram no velório na noite de sábado. Todos lamentaram o falecimento, relembrando a trajetória de Tony Castro no Maranhão. Para o radialista Herbert Pereira, que travou uma luta recente com complicações do diabetes, disse que Tony Castro era como um irmão. “Trabalhamos juntos, na Educadora, por longos anos. Era um profissional completo, aprendi muito com ele, e vai fazer falta ao rádio”, disse Betinho.

Em minha opinião, o rádio maranhense perde um de seus grandes profissionais. Tony era um polivalente, pois estava preparado para qualquer reportagem, narração de futebol e apresentação de programas. Tive a oportunidade de atuar ao seu lado à época da cobertura da CPI do Crime Organizado, na Rádio Educadora. Foi um momento glorioso para o rádio AM no Maranhão. Fomos companheiros em diversas jornadas esportivas, na condição de repórter esportivo.


Tony Castro deixa um exemplo de paixão pela profissão. O Rádio era sua vida. Infelizmente, na reta final da carreira, recebeu um golpe fatal: foi demitido da Rádio São Luís AM. Isso teria contribuído para o agravamento de seu quadro de Saúde.

Estiveram presentes ao velório os radialistas Herbert Pereira (O Betinho), Carlos Henrique (O Galinho), Domingos Ribeiro, França Melo, José Carlos Teixeira, Juarez Sousa, Álvaro Luiz, Rogério Silva, Rodrigo Costa, Sandro Moraes e José Raimundo Rodrigues, dentre outros.

O sepultamento do corpo de Tony Castro será às 10h da manhã deste domingo no Cemitério Jardim da Paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário