Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 18 de junho de 2013

Prefeito Edivaldo Júnior visita escolas da rede municipal e anuncia melhorias

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e o secretário de Educação, Allan Kardec realizaram, na manhã desta terça-feira (18), uma visita às Unidades de Ensino Básico Pr. Estevam Ângelo de Souza e Tancredo Neves, localizadas na Cidade Operária. A finalidade da inspeção foi verificar as instalações físicas dos prédios e acompanhar o funcionamento dos trabalhos nas duas escolas.

“Estamos fazendo visitas às nossas escolas no intuito de ver de perto como estão funcionando e as ações que são realizadas. Para isso, estamos conversando com professores, pais, alunos e servidores, colhendo demandas, avaliando sugestões no sentido de tomar providências necessárias. O objetivo é melhorar a qualidade de ensino como também as condições de estrutura, trabalho”, disse o prefeito Edivaldo, ao destacar que essa é a primeira de uma série de visitas que fará às unidades de ensino da rede municipal. 

O prefeito pôde averiguar a situação das salas de aula, refeitórios, bibliotecas, brinquedotecas, laboratórios de informática, quadras poliesportivas entre outros setores. Depois de identificar os ajustes que precisam ser implementados, o prefeito Edivaldo determinou a instalação de ar-condicionado nas salas de aula, incremento na merenda escolar, pintura, reformas no piso e a implantação de divisórias.

De acordo com o secretário de Educação, Allan Kardec, esta foi uma ação de reconhecimento das atividades promovidas nestas escolas. “Nós viemos pessoalmente fazer essa vistoria, verificar como anda as salas de aula, carteiras, refeitórios, material escolar, se havia professores suficientes e também a merenda. Enfim, isso faz parte da metodologia empregada por essa gestão de estar em contato direto com a população”, destacou o titular da Semed, ao ressaltar que a Prefeitura realiza concorrência para uma reforma abrangente nas unidades de ensino.



Visitas

A visita iniciou na Unidade de Ensino Básico Pr. Estevam Ângelo de Souza. Inaugurada em 2003, a escola tem 394 alunos matriculados na creche e ensino pré-escolar, nos turnos manhã e tarde. Na companhia dos secretários Allan Kardec (Educação), Márcio Jerry (Comunicação) e da secretária adjunta de Educação, Kariadne Maia, o prefeito Edivaldo visitou todas as 11 salas e aproveitou para conversar com alunos. 

O chefe do Executivo municipal tomou conhecimento da programação das aulas, metodologia de ensino, horário do fornecimento das refeições e seus componentes, bem como sobre a regularidade das aulas e do número de professores em atividade.

“Sabemos que as dificuldades são imensas, no entanto não estamos poupando esforços para avançar na educação do nosso município. Essas visitas in loco, portanto, fazem parte desse nosso planejamento de progredir com o ensino que é oferecido nas escolas municipais”, enfatizou Edivaldo Holanda Júnior.

A diretora da escola Pr. Estevam Ângelo de Souza, Edna Maria informou ao prefeito que as aulas iniciaram normalmente no dia 25 de fevereiro, dentro do calendário escolar estabelecido. Na oportunidade, a equipe de governo acompanhou a apresentação do grupo ‘Garotada Boa de Capoeira, que faz parte do projeto Festejando a Cultura Afro-Brasileira. No ano de 2009 a escola foi premiada nacionalmente pela execução desse projeto. 

Em 10 anos de fundação, a UEB Pr. Estevam Ângelo de Souza também ganhou outros prêmios, entre eles o ‘Asas de Carcará’, voltado para a biografia do poeta, cantor e compositor maranhense João do Vale. A unidade de ensino foi destaque ainda na quarta edição do prêmio professores do Brasil. 

Logo depois, o prefeito Edivaldo e sua comitiva foram à UEB Tancredo Neves, a qual possui 1.413 alunos matriculados do 1º ao 9º ano do ensino fundamental dispostos em 17 salas. Nela, a atual gestão conseguiu implantar o laboratório de informática, com computadores e equipamentos de informática todos novos e, dentro de poucos dias, deve ativar a biblioteca, em fase de ajustes finais.

A diretora da UEB Tancredo Neves, Elza Bastos ficou feliz com a presença do prefeito que conheceu de forma mais próxima a realidade da escola. “Achei uma maravilha. É bom que o prefeito esteja presente e veja os problemas in loco. De forma geral entendo que foi bastante positivo, espero que outros momentos como este possam ser proporcionados. Isso nos estimula a trabalhar mais ainda em prol de uma educação digna e eficiente”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário