Os fotossensores estão nos principais corredores de tráfego da cidade. Entre eles estão trechos da Avenida Daniel de La Touche, nas imediações do Colégio Adventista, do Bambuzal e da Avenida Principal do Cohajap; da Avenida Colares Moreira, próximo ao Tropical Shopping e Loja da TAM; da Avenida Castelo Branco, nas imediações da Igreja do São Francisco e do Posto Hélio Viana.
A partir desta sexta-feira (10), o novo
sistema de fiscalização eletrônica implantado pela Prefeitura de São Luís
estará funcionando em caráter definitivo. A fiscalização passa a valer após um mês de
funcionamento experimental, tempo necessário à adaptação da população.
O monitoramento do sistema, feito pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), garantirá maior segurança a motoristas e pedestres, além de organização e controle do trânsito nas vias da capital maranhense.
O titular da SMTT, Canindé Barros,
destacou a nova sinalização eletrônica como um avanço na área. "Nosso
objetivo é promover uma cultura de conscientização e educação sobre a
importância do trânsito seguro para todos, estimulando o respeito à sinalização
e o cumprimento das leis que regem o trânsito", afirmou Canindé Barros,
acrescentando, ainda, que a implantação da nova sinalização eletrônica é mais
uma ação integrante do projeto de reestruturação e melhoria do sistema de
trânsito e transporte da capital.
A partir de sexta-feira (10), os novos
fotossensores vão fazer a observação de ultrapassagem da velocidade permitida e
de avanço de sinal vermelho em dezenas de pontos dos principais corredores
urbanos da cidade. Entre eles estão trechos da Avenida Daniel de La Touche, nas
imediações do Colégio Adventista, do Bambuzal e da Avenida Principal do
Cohajap; da Avenida Colares Moreira, próximo ao Tropical Shopping e Loja da
TAM; da Avenida Castelo Branco, nas imediações da Igreja do São Francisco e do
Posto Hélio Viana.
Na São Luís Rei de França, os
equipamentos estão instalados na altura da Caixa Econômica e da Extrafarma; na
Carlos Cunha, próximo ao Fórum de Justiça; na Jerônimo de Albuquerque, nas
proximidades da Forquilha, entre outros pontos da cidade, todos eles com fiscalização
nos dois sentidos da via. Nesses locais a velocidade permitida é de 60km/h.
CORREDORES DE ÔNIBUS
Também estarão sob fiscalização
eletrônica o uso dos corredores exclusivos, pelos quais somente poderão
trafegar ônibus, ambulâncias, táxis com passageiro e viaturas das polícias e da
SMTT. A conversão pelos corredores exclusivos somente poderá ser feita por quem
vai estacionar ou fazer a conversão à direita. Nesse caso, o trecho estará
sinalizado com pontilhados.
O uso indevido dessas faixas exclusivas
incorre em infração gravíssima. A fiscalização também se estende aos ônibus,
pois os veículos que saírem da faixa exclusiva serão multados pela infração
cometida. Os corredores exclusivos estão implantados nas avenidas Colares
Moreira, Castelo Branco, ruas Cajazeiras e Rio Branco.
Também foi integrada ao sistema de
monitoramento do trânsito da capital uma nova barreira eletrônica com
fotossensor, na Avenida São Luís Rei França, nas proximidades da Faculdade
Pitágoras. A velocidade permitida na área é de 40km/h.
Para complementar o monitoramento no
trânsito, também estão sendo instaladas 32 câmeras de fiscalização para
verificação de congestionamentos, colisões e outras ocorrências no trânsito da
cidade. Inicialmente serão implantadas 12 câmeras e, nos próximos meses, mais
10 equipamentos farão a fiscalização 24 horas por esse sistema controlado por
uma central de monitoramento já implantado na SMTT.
Além de colaborar com trabalho dos
agentes no monitoramento e controle do fluxo, as câmeras vão fiscalizar o uso
de celular na direção, a formação de fila dupla, avanço de sinal,
estacionamento irregular, o não uso do cinto de segurança e outras infrações
que forem captadas pelo sistema.
A sinalização da cidade também recebeu
incrementos em outras áreas importantes, como no Centro da capital com o
trabalho de promover a revitalização de faixas de pedestres, faixas contínuas,
placas e outros itens de sinalizações horizontais e verticais.
Foram recuperadas as faixas de pedestre
ao longo da Avenida Beira-Mar, nos trechos em frente ao Viva, à Reffsa e no
cruzamento da Ponte São Francisco, bem como em outros locais.
MAS FISCALIZAÇÃO CONSEQUENTEMENTE MENOS ACIDENTE.
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