Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Sub-adutora da Caema se rompe na Barragem do Bacanga e abastecimento de água para a região é interrompido


A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) informa que, no fim da tarde desta quarta-feira (25), houve rompimento acidental de sub-adutora de 900mm que abastece a área Itaqui-Bacanga.

A Companhia informa que tomou providências iniciais imediatas para a correção, com aberturas de registros e manobras para evitar desperdício de água e início da etapa de manutenção corretiva.

Devido à complexidade da manutenção, a Concessionária de Energia Elétrica também foi acionada e já se encontra no local para dar suporte à operação.

O rompimento se deu na parte da tubulação que passa por dentro da treliça de sustentação, ao lado da estrutura da Barragem. Por isso, a operação para troca do tubo rompido será complexa, com a necessidade de uso de guindaste. Os trabalhos deverão ser concluídos ao longo de toda esta quinta-feira (26).

Rompimento no mesmo local em 2018

O último rompimento da sub-adutora de 900mm, na Barragem do Bacanga, foi registrado no dia 20 de junho de 2018. O rompimento foi provocado pelo alto teor de oxidação do tubo, em uso há 30 anos.

Na ocasião, a Caema concluiu os trabalhos de substituição do tubo rompido em 24 horas. O então diretor de operações, Carlos Rogério, disse que o trabalho de substituição do tubo foi demorado porque o rompimento se deu dentro da treliça, a estrutura metálica que sustenta a tubulação na passagem pela Barragem do Bacanga. 

Foi necessário o uso de um guindaste para retirar o tubo que se rompeu e colocar um novo, passando por cima da rede elétrica, localizada ao lado da treliça. Além disso, teve que se montar toda uma estrutura para que os operários executassem o serviço com segurança.



Um comentário:

  1. Ok, esperamos que resolvam logo. http://www.maranhaoesportes.com e http://www.omaranhense.com

    ResponderExcluir