Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Brasil chega a 13.993 mortes e ultrapassa 200 mil casos de Covid-19


O Brasil atingiu hoje a marca de 13.993 mortes pelo novo coronavírus, segundo a última atualização divulgada pelo Ministério da Saúde. Foram 844 óbitos registrados nas últimas 24 horas.

O balanço da pasta contabiliza 202.918 casos confirmados de covid-19 no país. De ontem para hoje, foram 13.944 novos diagnósticos. O número é o pior registrado, ultrapassando a maior marca, atingida ontem, de 11.385 confirmações em um dia.

A taxa de letalidade é de 6,9%. 2.000 óbitos estão em investigação.

O governo também divulgou que 109.446 pacientes (53,9%) estão em acompanhamento e 79.479 (39,2%) já se recuperaram da doença.

Brasil reduz compras de respiradores

Desde a troca no Ministério da Saúde, que passou a ser comandado por Nelson Teich, o país gastou 9% do total usado no combate ao coronavírus. O valor é dez vezes menor do que o utilizado pelo antecessor no cargo, Luiz Henrique Mandetta, em equipamentos para combate do surto.

Houve redução na compra de respiradores, EPI (equipamentos de proteção individual) e investimentos da pasta na área da saúde. De acordo com a apuração, o país não gastou nem a metade dos recursos disponíveis para a pandemia.

SP tem lotação de 89% em hospitais

A cidade de São Paulo apresentava, até ontem, taxa de ocupação de leitos de UTI de 89%. Dos 20 hospitais municipais, seis deixaram ontem de receber pacientes em UTIs por lotação máxima ou próximos de atingirem a capacidade máxima.

Um estudo divulgado hoje pelo hospital Emílio Ribas aponta que um em cada cinco pacientes internados em UTI morre por causa do novo coronavírus.

Confirmações não refletem as últimas 24h

Os números de diagnósticos e óbitos confirmados nas últimas 24 horas não necessariamente ocorreram no último dia. Segundo o Ministério da Saúde, a fila de testes faz com que os óbitos sejam até um mês após terem ocorrido.

O UOL já identificou atrasos de até 51 dias para a oficialização de mortes. Por conta dessa atualização retroativa, no início da pandemia o número real de mortes ocorridas até uma certa data chegava a ser o dobro daquela divulgadapelo Ministério da Saúde.

Com informações do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário