Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Maranhão registra mais 46 mortes por covid-19; uma das vítimas fatais é o professor Joan Botelho

O Maranhão registrou mais 46 mortes e 390 novos casos de covid-19, sendo que o total de óbitos chegou a 6.737.

Uma das vítimas fatais da doença é o professor e ex-vereador de São Luís, Joan Gabriel Botelho, de 60 anos, que morreu na noite dessa quarta-feira (14). Há mais de 20 dias, Joan estava hospitalizado por conta da doença, e seu quadro clínico se agravou.

Por meio de postagem nas redes sociais, um dos filhos de Joan Botelho, fez uma despedida ao pai e disse que “agora é fazer história lá no céu, com o Senhor Jesus”, publicou.

Foram confirmados 59 novos casos na região metropolitana de São Luís, 37 em Imperatriz e 294 nas demais regiões. O total de casos confirmados chegou a 252.848.

17.638 pessoas estão com o vírus ativo. 16.265 estão em isolamento domiciliar, 810 encontram-se em leitos de enfermarias e 563 em leitos de UTIs.

As 46 novas mortes ocorreram nas seguintes cidades: São Luís (10), Imperatriz (5), Caxias (4), Açailândia (2), Balsas (2), Chapadinha (2), São José de Ribamar (2), Vitorino Freire (2), Amarante do Maranhão (1), Bacabal (1), Codó (1), Estreito (1), Governador Archer (1), Grajaú (1), Guimaraes (1), Morros (1), Olho D´Água das Cunhãs (1), Paço do Lumiar (1), Paraibano (1), Parnarama (1), Raposa (1), Riachão (1), Santa Luzia (1), São Mateus do Maranhão (1) e Viana (1).  

Mais 298 pessoas se recuperaram da doença. No total, 228.473 infectados conseguiram vencer o vírus.

2.833 pessoas são suspeitas de infecção e aguardam resultados de testes.

Ocupação de leitos

Na região metropolitana de São Luís, 88,93% dos leitos de UTI estão ocupados, sendo que 30 estão livres. Os leitos de enfermaria têm 80,48% de ocupação, sendo que 106 estão livres.

Em Imperatriz, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 68,06%, sendo que 23 estão livres. Os leitos de enfermaria têm 51,55% de ocupação, sendo que 94 estão livres.

Nas demais regiões, 65,43% dos leitos de UTIs estão ocupados, sendo que 84 estão livres. A ocupação de leitos de enfermaria é de 38,14%, com 339 livres.

Sobre Joan Botelho

O professor Joan Botelho foi um dos nomes mais conhecidos da educação em São Luís, lecionando em diversos cursos preparatórios. Além disso, foi vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de 1996 a 2000. A Atualmente, era professor do curso de História, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Ele vinha escrevendo um livro sobre a Greve de 51. Uma de suas paixões era o time do Moto Club, de quem era torcedor e sempre ia aos estádios acompanhar os jogos.

Em junho de 2019, Joan Botelho lançou o livro 'Conhecendo e debatendo a história do Maranhão'. O livro narra os episódios históricos apresentando versões historiográficas que se contrapõem, reconhece a participação popular nos eventos históricos e dialoga com a historiografia maranhense.

O IFMA, onde o professor Joan Botelho lecionava, por meio de nota, lamentou o falecimento do docente e se solidarizou com toda comunidade do Campus São Luís – Monte Castelo, familiares e amigos.

Leia a íntegra da nota:

"É com profundo sentimento de pesar que o Instituto Federal do Maranhão informa o falecimento do professor Joan Gabriel Botelho, 60 anos, ocorrido na noite da quarta-feira, 14. Docente de História, Joan Botelho era lotado no Departamento de Ciências Humanas e Sociais do Campus São Luís – Monte Castelo. Ele ingressou na instituição em 2008.

O cortejo de sepultamento está previsto para partir, às 11:30 h, do Hospital Universitário Materno Infantil, em direção ao Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais, na capital maranhense.

A instituição se solidariza com toda comunidade do Campus São Luís – Monte Castelo, familiares e amigos do professor Joan Botelho neste momento de tanta dor e sofrimento."

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), também por meio de nota, emitiu nota de pesar pelo falecimento de Joan Botelho. Segundo a UFMA, o professor e ex-vereador formou várias gerações com o seu conhecimento profundo e crítico sobre História do Brasil e do Maranhão.

Leia a íntegra da nota:

"É com profundo pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do professor Joan  Botelho, irmão da professora Jaciara Botelho, do departamento de Letras, da servidora Jacione Botelho, do Hospital Universitário, e tio da bibliotecária Regycleia Botelho e da professora Regysane Botelho, também do departamento de Letras, ocorrido nesta quinta-feira, 15.

Joan Botelho formou várias gerações com o seu conhecimento profundo e crítico sobre História do Brasil e do Maranhão. Foi professor em escolas como Batista e Santa Tereza, além de um dos fundadores do Cursinho Aprovação nos anos 1990, em São Luís. Graduado em História pela UFMA, Joan era mestre em Políticas Públicas, professor da UEMA, tornando-se, tempos depois, professor do IFMA e diretor do câmpus de Itapecuru.

Era um pesquisador incansável e um professor apaixonado pela história. Foi vereador em São Luís pelo PT, no final dos anos 1990, junto com Helena Heluy, formavam uma dupla bancada popular. Como vereador, Joan apoiou várias causas populares, entre elas a luta pela moradia, enfrentando a violência brutal em ocupações como a da Cidade Olímpica, Ipase de Baixo e Cohatrac V, denunciando os avisos de poder. Ele Denunciou diversas irregularidades na Câmara e se tornou um parlamentar polêmico pela sua atuação aguerrida.

O professor Joan Botelho era um apaixonado pela cultura maranhense, a começar pelo Moto, seu time do coração, mas também a música e a poesia popular. Dele ninguém ganhava e pegava bolo quem não acertasse a música e a autoria. Joan não precisava de cargos públicos para assumir suas posições políticas. Das aulas

empolgantes aos debates calorosos, ouvia-se sempre dele: "né papai?". Não escapava um em casa ou no círculo de convivência que não ganhasse um apelido.

Suas alunas queridas, ele as chamava carinhosamente de "bombom de alho". Mulheres valentes eram "dona Onça". Essas são algumas características e registros do amigo, companheiro, irmão e eterno professor que deu um exemplo de vida simples, de amor à educação e de luta.

A Universidade se solidariza com familiares e amigos e presta seus votos de profundo pesar."

Joan Botelho foi enterrado no cemitério Parque da Saudade, no bairro Vinhais, em São Luís.

Veja dados do boletim epidemiológico divulgado pela SES









Nenhum comentário:

Postar um comentário