Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 19 de abril de 2021

ONG do general Villas Bôas recebeu R$ 60 mil do Exército e tem convênios com o governo Bolsonaro

Instituto General Villas Bôas, que é presidido pela esposa do militar, tem convênio com o Ministério da Educação para produção da "Coleção Pensadores do Brasil" para reeditar livros como "Geopolítica do Poder", do general Golbery do Couto Silva, um dos criadores do SNI, órgão de espionagem da Ditadura Militar

Principal artífice do golpe de 2016 na caserna, ao lado de Sérgio Etchegoyen, o general Eduardo Villas Bôas recebeu R$ 60 mil da Fundação Habitacional do Exército, entidade que financia a compra de imóveis por militares, para sua Organização Não Governamental (ONG), o Instituto General Villas Bôas (IGVB). A informação é de Fábio Zanini, na Folha de S.Paulo desta segunda-feira (19).

Além de receber verba pública do Exército, arma que comandou até 11 de janeiro de 2019, já durante o governo Jair Bolsonaro, a ONG do militar, que é presidida pela esposa, Maria Aparecida Villas Bôas, mantém convênio com pelo menos outros quatro organismos do governo federal: Ministério da Educação, Secretaria Especial da Cultura, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Ministério da Ciência e Tecnologia.

Com o Ministério da Educação, o IGVB está produzindo uma série de livros da “Coleção Pensadores do Brasil”. Entre as obras reeditadas está o livro “Geopolítica e poder”, do general Golbery do Couto Silva, um dos responsáveis pela criação do Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão de espionagem da Ditadura Militar.

O instituto de Villas Bôas está sediado em uma sala da sede de Brasília da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que recebe verbas públicas do imposto sindical. O grupo de empresários, que foi linha auxiliar para o golpe de 2016, também financia com dinheiro a ong do militar, mas não revelou à reportagem o valor do patrocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário