Rádio Voz do Maranhão

sábado, 16 de setembro de 2023

Médico maranhense e mais 13 morrem em queda de avião no Amazonas

O médico Roland Montenegro Costa, natural de Viana, no Maranhão, aposentado do Hospital de Base de Brasília, está entre as vítimas da queda do avião no Amazonas, na tarde deste sábado (16), na região de Barcelos, próximo de Manaus. Além dele, outras 13 pessoas morreram no acidente aéreo. Tanto ele como as demais vítimas estavam no local para a prática de pesca esportiva.

Roland era médico cirurgião do aparelho digestivo, pioneiro dos transplantes em Brasília, e ainda atuava em consultório particular e operava em diversos hospitais da cidade.

O dono do clube de pesca para o qual o médico se dirigia, Anízio Marreco, conta que há mais de 20 anos Roland frequentava a cidade de Barcelos para a prática do esporte. “Ele vinha todos os anos, era um cara que gostava muito da pesca”, relata.

O médico era cidadão honorário desde de 2005, pela dedicação e defesa pela saúde do Distrito Federal. Roland graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, em 1978. Ele realizou a residência médica em cirurgia geral no Hospital de Base do Distrito Federal, de 1979 a 1981.

Em busca do aperfeiçoamento na carreira, foi estagiário em Cirurgia Geral no Hospital Klinikum Steglitz, da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, de 1987 a 1988, e fellow em transplante de órgãos abdominais pela Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, de 1991 a 1993. Exerceu também a função de professor de ensino em Cirurgia Geral do Hospital de Base do Distrito Federal.

Pai de quatro filhos, Roland coleciona em seu currículo homenagens diversas, como o “Diploma de Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek”, recebido em 2003; o título de “Cidadão Honorário de Brasília”, em 2006; e de “Melhores da Medicina do Brasil”, em 2007.

Além do médico, Gilcresio Salvador Medeiros, de 74 anos, proprietário da pousada Serra da Mesa, que fica na cidade de Niquelândia (GO), a aproximadamente 260km da capital federal, morreu no acidente.

Relação dos 14 mortos no acidente

Passageiros

— Euri Paulo dos Santos

— Fábio Campos Assis

— Fábio Ribeiro

— Gilcresio Salvador Medeiros

— Guilherme Boaventura Rabelo

— Hamilton Alves Reis

— Heudes Freitas

— Luiz Carlos Cavalcante Garcia

— Marcos de Castro Zica

— Renato Souza Assis

— Roland Montenegro Costa

— Witter Ferreira de Faria

Tripulantes

— Leandro Souza - piloto

— Fernando Galvão – copiloto

A Segurança Pública do Amazonas afirmou que só poderá confirmar os nomes das vítimas, após o Instituto Médico Legal (IML) realizar perícia nos corpos.

Os corpos foram levados para um ginásio da cidade. Eles serão levados para o IML de Manaus para a realização de perícia. Um avião da FAB seguirá para Barcelos para investigar as causas do acidente.

O avião

O avião é um Embraer EMB-110 "Bandeirante" , com capacidade de até 18 passageiros, da empresa ManausAerotáxi. Ele decolou de Manaus com destino a Barcelos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave era "regular".

O avião que caiu é de uso tanto civil quanto militar e tem capacidade para 18 passageiros. Foram fabricadas, ao todo, 498 aeronaves desse modelo ao longo de 18 anos, entre 1973 e 1991.

11 comentários:

  1. Iam caçar matar uns animaiszinhos só por diversão não e riquinhos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu come o q animal?

      Excluir
    2. Limpa teu coração desse ódio e inveja. Ou tu acha que é de pedra e vai ficar aqui eternamente?

      Excluir
    3. Cadê a pontuação?

      Excluir
  2. Acho que você não sabe o suficiente para falar assim ,sim erram ricos está com inveja?
    Porque você não cuida da sua vida invés de falar mau das pessoas que acabaram de morrer ?

    ResponderExcluir
  3. CORRIGINDO ESSE MATERIAL DE IMPRENSA:O MÉDICO FOI CAGADO PELO MARANHÃO,como muitos bem sucedidos maranhenses que fazem sucesso lá fora...entenderam o Maranhão só caga,quem cria é o Brasil...resultado o mano não era maranhense.

    ResponderExcluir
  4. O PIOR DE TUDO ISSO É QUE O MÉDICO MARANHENSE NÃO TEM UM TRABALHO NO MARANHÃO,ISSO MOSTRA O QUANTO ELE AMAVA O MARANHÃO...KKKKKKK...eu conheço muitos maranhenses que foram cagados por está terra e tem até vergonha de dizer que nasceu no Maranhão.

    ResponderExcluir
  5. contudo lamento profundamente a sua perda,independe de ser da terrinha ou não...mais era um profissional de carreira lá em Brasília.

    ResponderExcluir
  6. https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/09/17/vou-acabar-com-voce-a-gente-tinha-medo-dele-os-relatos-dos-vizinhos-de-aecio-pereira-primeiro-condenado-no-stf-por-atos-golpistas-de-8-de-janeiro.ghtml

    ResponderExcluir
  7. Bostanarista violento e valentão, nada de anormal para um seguidor do MINTO de vista ladrao de Joias. Já está no presídio para começar cumprir 17 anos na cheirosa. Também já perdeu o empreguinho na sabesp e daqui há alguns dias vai ficar com a cabeça cheia de pontas, estilo maxixe, só se chifre. Patriotario herói . Oh coithado 😂😂. E o bosta ? Nem thuuu pra ele . 😂😱. E ainda tem mais 1638 futuros cornos para fazer companhia pra ele .

    ResponderExcluir