Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 6 de março de 2024

Funcionário de cartório desviou R$ 1,4 milhão e adquiriu fazendas, gado, cavalos, tratores e veículos com a fraude

Nivaldo Araújo recebia vantagens indevidas, manipulando o valor dos emolumentos (taxas de cartórios) e realizando registros imobiliários irregulares, incluindo operações em nome de proprietários já falecidos com documentos falsificados.

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu, realizou, nesta quarta-feira, 6, a operação Infelix Finix (final infeliz), que teve como alvo Nivaldo da Silva Araújo, acusado de orquestrar um esquema de corrupção enquanto funcionário do cartório extrajudicial de Buriticupu/MA. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão.

De acordo com as investigações, Nivaldo Araújo utilizava sua posição no cartório para solicitar e receber vantagens indevidas, manipulando o valor dos emolumentos (taxas de cartórios) e realizando registros imobiliários irregulares, incluindo operações em nome de proprietários já falecidos com documentos falsificados.

As ações fraudulentas resultaram em um prejuízo significativo para o cartório e para o Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário (FERJ), superiores a R$ 1, 4 milhão, bem como um enriquecimento ilícito do acusado, que adquiriu fazendas, gado, cavalos, tratores e veículos com os valores obtidos.

As autoridades apontam que Nivaldo Araújo cometeu os crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e falsificação de documento particular.

A operação busca não apenas a prisão do acusado, mas também a recuperação dos prejuízos causados, estimados em mais de um milhão de reais. A prisão preventiva foi solicitada como medida para garantir a ordem pública e econômica, prevenindo a continuidade das práticas criminosas.

Além das ações judiciais, foram requeridas a quebra de sigilo bancário e fiscal do acusado e a indisponibilidade de seus bens, visando assegurar a reparação dos danos e o desmantelamento completo do esquema.

A operação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (CAEI) do MPMA, além da Polícia Civil.

17 comentários:

  1. Fraudador temcque ser preso, se fraudou cartão de vacina ou outro cartão, isso não importa, cadeia nesses safados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,sim, mas tudo como diz a lei, acredito que vc concorda. A pena pra fraudador não é igual para todos os tipos de fraudes, sabia disso? Portanto, pra quem fraudou cartão de vacinação,a pena é prestação de serviços comunitários. Então, no que deu esse caso o inquérito já foi concluído? Ou servio apenas pra distrair a massa?kkkkk

      Excluir
    2. Inserção de dados falsos em sistemas de informação dá cadeia seu advogado sem diploma.

      Excluir
    3. Mostra a lei, o artigo e a pena. E quanto ao andamento do caso.

      Excluir
    4. tu não sabe pesquisar na internet seu analfa?

      Excluir
  2. Ei bostanaristas psicopatas. Vc viram que o Ministro Nunes Marques negou pedido de liberdade em Habeas Corpus para os bostanaristas presos e condenados pelos atos de terrorismo que cometeram em Brasília . E olhem que esse Ministro chegou no STF porque bebia turmalina com o Bosta. O patriotarios impetraram HC alegando que foram hipnotizados pela milícia digital comandada pela quadrilha dos filhos do verme. Kkkkk. Nunes Marques, em outras palavras, nadou todos os abestados se fuderam mais ainda. 😂😂😂😂. Bem feito pra esses otarios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pense num petista doente , esse que nao tem o que fazer vive so pra dar comentario de uma imbecilidade tao grande que chego a pensar ser amigo do blogueiro pra tentar impulsiona so pode

      Excluir
  3. nao sei pq isso , um presidente que tem 9 dedos fez uma fraude tao grande que ate o dinheiro desviado voltou , e esta ai no poder, pq entao esse reporter nao falou nada ? ah lembrei e que deve receber pra nao falar nada , penso eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não pensa...fica repetindo o que ouve igual papagaio, mas cuidado, Você pode perder um dedo em qualquer acidente e ficar com DEZENOVE dedos. Que é o que o nosso presidente tem, 19 dedos. Aprenda a contar.

      Excluir
    2. Ele é acéfalo.

      Excluir
  4. Bando de filhos do cú

    ResponderExcluir
  5. Esse blog parece que foi feito para os petistas alienados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os bolsonaristas é que são alienados. Não são sujeitos pensantes. Hoje o Brasil está melhor na economia, voltou a integrar-se no mundo internacional...etc.etc. só gado não enxerga.

      Excluir
    2. Tua bunda, idiota mentiroso.... tudo está totalmente ao contrário do que tu comentou... babaca!..

      Excluir
    3. Esse Bostanarista pensa que a terra é plana e que vacina faz nascer barba em mulher.

      Excluir
    4. Esse blog é pra mostrar os avanços do governo Lula depois do período tenebroso do desgoverno, pra desespero dos amantes do golpe.

      Excluir
  6. Golpista safado, quem defende golpista também é e quer dar uma de honesto.

    ResponderExcluir