quarta-feira, 12 de março de 2025

STF torna réus deputados maranhenses por envolvimento em desvio de emendas

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornou réus os deputados Josimar Maranhãozinho (MA) e Pastor Gil (MA), além do ex-deputado e atual suplente Bosco Costa (SE).

Eles são acusados de corrupção passiva e organização criminosa, suspeitos de um esquema de “comercialização” de emendas parlamentares.

O relator do caso, ministro Cristiano Zanin, votou pelo recebimento da denúncia, sendo acompanhado por Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia.

No plenário virtual do STF, apenas Moraes apresentou voto escrito, enquanto os demais ministros seguiram o relator.

Zanin argumentou que há evidências suficientes para a abertura de ação penal, ressaltando que o mérito do caso — ou seja, se os acusados serão condenados ou absolvidos — ainda será analisado.

“Contra os três parlamentares há evidências indicando que teriam atuado em concertação ilícita para solicitar ao prefeito José Eudes Sampaio Nunes o pagamento de vantagem indevida, o que caracteriza, em tese, o delito de corrupção passiva”, afirmou o relator.

O esquema investigado

A denúncia da PGR aponta que, em 2020, os parlamentares solicitaram ao prefeito de um município do Maranhão um pagamento de R$ 1,6 milhão em troca da indicação de R$ 6,6 milhões em emendas parlamentares.

Segundo a acusação, o valor da suposta propina foi cobrado, mas não houve sucesso na liberação.

Moraes destacou que há “indícios de que os denunciados estavam unidos de forma estruturada e ordenada, com divisão de tarefas, ainda que informalmente, para obter vantagens ilícitas”.

Defesas negam acusações

Os advogados de Josimar Maranhãozinho classificaram a denúncia como baseada em “descabidas ilações e infundadas conclusões, sem suporte probatório”.

Segundo a defesa, não há comprovação de que o deputado tenha sido o autor da emenda mencionada ou que tenha feito qualquer acerto para desviar recursos.

Já a defesa de Pastor Gil afirmou que a denúncia não aponta nenhuma ação específica do parlamentar que se encaixe na tipificação penal da corrupção passiva.

Por fim, Bosco Costa argumentou que a PGR o vinculou ao caso apenas com base em “diálogos de terceiros e anotações manuscritas particulares”.

Com a aceitação da denúncia, os acusados se tornam réus e responderão a uma ação penal no STF. Se condenados, podem enfrentar penas severas por corrupção e organização criminosa.

..................

Postagens relacionadas:

Josimar de Maranhãozinho e Pastor Gildenemir são citados em investigação sobre corrupção em verbas para Covid-19 no Maranhão 

Empresas de Josimar de Maranhãozinho são alvos de operação da Polícia Civil por suspeita de fraudes em processos licitatórios 

PF investiga 4 parlamentares do Maranhão por venda de emenda no caso do ‘orçamento secreto’; um deles é Josimar Maranhãozinho 

Imagens do dia: dinheiro, joias, arma e carros de luxo apreendidos na operação contra empresas de Josimar de Maranhãozinho 

Revista mostra Josimar Maranhãozinho com bolada de dinheiro nas mãos e detalha esquema de desvio de emendas 

Rede vai ao Conselho de Ética contra deputado Josimar Maranhãozinho flagrado com maços de dinheiro 

Suspeito de desviar verbas públicas, Josimar Maranhãozinho faz sorteio de dinheiro a eleitores 

Crime organizado: Josimar de Maranhãozinho e deputados do PL usavam grupo armado e extorsão para desviar emendas 

Deputados Josimar e Pastor Gil são denunciados por corrupção em esquema de emendas parlamentares

PGR diz que Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil estão no “topo” de uma organização criminosa voltada para a negociação de emendas parlamentares

STF forma maioria para tornar réus deputados bolsonaristas por desvio de emendas

4 comentários:

  1. Atenção, atenção Xandão. Todos os integrantes do PL, partido de ladroes, inclusive os líderes dessa gangue. O minto de bosta ladrao de Joias e Waldemar da Costa Neto, comedor da MICHEQUE, estão reunidos em uma churrascaria em Brasília, neste momento, articulando mais um golpe no povo Brasileiro. Manda a PF pra lá agora e trancafiar de uma vez por todas, na Papuda

    ResponderExcluir
  2. Só Deputado Santo, não acredito que Josi fez só isso.

    ResponderExcluir
  3. Não vai dá em nada isso aí

    ResponderExcluir
  4. Vai sim . Xandão está de braços abertos e caneta na mão pra mandar pra cadeia integrantes do partidos de ladrão, incluindo o Bostão 😂😂

    ResponderExcluir