Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 19 de maio de 2016

A organização criminosa de Dom Pedro e o combate à agiotagem no Maranhão

Eduardo DP que se intitula Imperador, continua foragido. Ele filho de Maria Arlene e comandava a organização criminosa responsável pelo desvios de recursos públicos na gestão da ex prefeita.
Eduardo DP e Maria Arlene
A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (Seccor), ao deflagrar a 2ª fase da ‘Operação Imperador’, na manhã desta quinta-feira (19), mostra que o governo segue firme nas ações de combate aos crimes de agiotagem no Maranhão. As ações têm sido intensificadas desde o início do governo Flávio Dino, após o descobrimento de verdadeiras quadrilhas organizadas agindo junto a prefeituras do Maranhão.

Esse esquema começou a ser revelado quando da prisão do agiota Gláucio Alencar, acusado de ser um dos mandantes do assassinato do jornalista Décio Sá. Nos cofres de Alencar, a polícia encontrou diversos cheques de prefeituras maranhenses, alguns deles em brancos e assinados por prefeitos. Além disso, o ‘empresário’ era dono de diversas empresas montadas para legalizar negócios escusos com prefeituras. A partir daí, a polícia passou a focar em gestores municipais envolvidos em esquemas de agiotagem. Existem outros grupos envolvidos nesse esquema.

Um deles, alvo da operação desta quinta-feira, seria comandado por uma organização criminosa que subtraiu recursos públicos  pertencentes ao Povo de Dom Pedro. O grupo criminoso é formado pela ex-prefeita Maria Arlene Barros Costa; Rodrigo Barros Amâncio, sobrinho de Maria Arlene, da R B Amâncio, empresa de fachada usada por Eduardo DP para fraudas licitações em obras públicas e aluguéis de veículos; Débora de Oliveira Amaral, laranja de Gláucio Alencar na empresa de mesmo nome, forneceu de forma fraudulenta merenda escolar é medicamentos para a gestão Maria Arlene; Zacarias Neto, preso em imperatriz, laranja de Eduardo DP em pelo menos três empresas de fachada que fraudaram licitações em obras públicas na gestão Maria Arlene; Gláucio Alencar, agiota que financiou campanha de Maria Arlene e foi beneficiado com licitações fraudadas para fornecer merenda, medicamentos e realizar obras públicas.

Eduardo DP,  que se intitula Imperador, continua foragido. Ele filho de Maria Arlene e comandava a organização criminosa responsável pelo desvios de recursos públicos na gestão da ex prefeita.

Os recursos desviados deveriam ter sido aplicados em projetos sociais ou utilizados na Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Infraestrutura dos cidadãos de Dom Pedro. No entanto, a organização criminosa fraudou licitações e desviou os recursos, praticando crimes de Peculato, Corrupção Passiva e Ativa, Fraude em Licitações, Lavagem de Dinheiro e Organizaçao Criminosa, além de outras fraudes.

Em encontro de pré-candidato a prefeitos e prefeitas do PCdoB, no último sábado(14), o governador Flávio Dino fez questão de reafirmar o compromisso de seu governo com o combate à prática da agiotagem que tem sangrado os cofres de prefeituras ao longo de vários anos. Esses agiotas são grandes financiadores de campanha e já estariam se articulando para atuar no pleito de 2016, mas o governo promete um combate duro.

“Tem prefeito que não faz nada porque está pagando agiotas. Não vai ter financiamento empresarial, não vai ter financiamento de agiota _ e vamos ficar atentos a isso _ e não vamos fazer convênios fantasmas”, enfatizou, acrescentando que não se pode perder o mais sagrado: falar a verdade, ser transparente, franco e direto", ressaltou o governador.

A operação deflagrada nesta quinta-feira demonstra, portanto, a continuidade das investigações e o compromisso do Governador Flavio Dino no combate à corrupção e agiotagem.

Um comentário:

  1. O caso de D. Pedro é café pequeno em relação ao município de Codó. Eu tenho documentos. Documentos que provam desvios superando mais de trinta milhões de reais. Se a Polícia Civil tiver interesse (“”o que eu duvido””) basta vir até à residência de José Murilo Duailibe Salem.

    ResponderExcluir