Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Polícia prende ao menos 32 suspeitos de ter ligação com crime organizado


SIDNEY GONÇALVES DO CARMO
ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO

Ao menos 32 pessoas foram detidas na manhã desta terça-feira (22) durante uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo. Elas são suspeitas de terem ligação com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Entre os presos está o vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Luiz Carlos dos Santos, em Cotia (Grande SP). Segundo a investigação, Santos recebeu do PCC cerca de R$ 130 mil com a finalidade de desestabilizar a segurança pública do Estado por meio de "falsas denúncias" perante organismos de proteção dos direitos humanos.

A operação, batizada Ethos, tem como finalidade desarticular célula criminosa do PCC, denominada de "R", composta por 40 advogados, sob controle de presos vinculados à organização. A polícia cumpre 41 mandados de prisão, sendo 40 contra advogados, além de 65 de buscas e apreensão.

A investigação teve inicio há um ano e meio e identificou 55 pessoas, das quais 41 estavam em liberdade e contribuíam para a prática criminosa vinculada à organização. Os demais investigados são presos que estão no sistema penitenciário paulista –considerados líderes da facção.

A operação, conduzida pelo Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciário do Interior), acontece em ao menos dez municípios no Estado de São Paulo, entre eles, a capital paulista, Cotia, Santos e Presidente Prudente. Ao todo, 703 policiais civis e membros do Ministério Publico (159 delegados de polícia, 459 policiais civis e 65 promotores de Justiça) participam da operação.


O Condepe é ligado à Secretaria da Justiça e Cidadania do governo Geraldo Alckmin (PSDB). A pasta informou que, apesar de ser ligado à secretaria, o conselho é um órgão independente e tem autonomia. Por isso, não faria nenhum comentário sobre a prisão de Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário