Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Flávio Dino é opção do PCdoB nas eleições para Presidência em 2018


Do Blog Marrapá

O nome do governador do Maranhão, Flávio Dino, emergiu como uma das opções do Partido Comunista do Brasil, PCdoB, para disputar a presidência da República nas eleições em 2018. Em reunião realizada neste final de semana, em São Paulo, o comitê central do partido decidiu que terá nome próprio na disputa pelo Palácio do Planalto.

O partido anunciou que “buscará protagonismo na sucessão de 2018”, examinando a possibilidade de lançamento de candidatura própria a presidente, além de candidaturas, alianças, construção de bases políticas e sociais. Além de Dino, são cotados como nome da sigla o ex-ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e as deputadas federais Jandira Feghali e Luciana Santos.

O papel político do governador Flávio Dino na luta pela democracia é destacado na resolução política retirada da reunião onde o partido reafirma a defesa da construção de uma frente ampla e democrática, aglutinando forças da esquerda e dos movimentos sociais.  A ideia é conter a perda de direitos sociais em curso, assegurando a retomada do crescimento econômico.

Os dirigentes partidários entendem que a hora é de fortalecer a unidade para restaurar a democracia, superando a instabilidade e corrosão que empurra o país para uma crise institucional após a ruptura pela via golpista.

O PCdoB considera reacionário o governo do presidente Temer que conduz o país a uma ordem conservadora neoliberal subtraindo o pacto social da Constituição de 1988, ao mesmo tempo eliminando conquistas e bloqueando o desenvolvimento. “O que se vê é um governo decrépito, incapaz de reconduzir o Brasil à normalidade política e à retomada do crescimento. Sem apoio do povo, é cada mais refém do consórcio financeiro, político, jurídico e midiático que comandou o golpe”, manifesta a resolução.

O documento destaca ainda a luta do governador Flávio Dino contra o impeachment e defesa do Estado Democrático de Direito e a expansão do partido, que saltou de 22 mil para 400 mil filiados, e nas eleições municipais elevou em 40% o número de prefeitos em relação a 2012. No Nordeste, o Maranhão e Sergipe, que elegeu o prefeito da capital e segunda maior cidade do estado, se destacam na ampliação do papel político do PCdoB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário