VACINAÇÃO

VACINAÇÃO

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Até Sarney tenta esconder Temer


O oligarca José Sarney bem sabe o tamanho da impopularidade do presidente Michel Temer. Na verdade, todos sabem. Até sua filha Roseana, candidata ao governo do Maranhão pelo PMDB. Ela não sabe mais onde pôr a sombra funesta do temerário Temer em sua campanha. Roseana foge de Temer "como o diabo foge da cruz".

Para a imprensa nacional, Sarney é o principal conselheiro de Temer e aliado de primeira hora do presidente. Apesar da proximidade, na semana passada, em artigo publicado na revista Época sobre o papel dos vice-presidentes, Sarney estrategicamente oculta Temer da história política brasileira.

No texto, Sarney defende o papel essencial da Vice-Presidência para o funcionamento do presidencialismo, mas não cita que o amigo Temer assumiu o posto como beneficiário de um golpe político que derrubou Dilma Rousseff. A manobra custou caro ao país e ao regime presidencialista: levou o Brasil a maior crise institucional da sua história, e transformou Temer no presidente mais impopular desde a redemocratização - mais rejeitado até que... SARNEY!

Mas Sarney tratou de ocultar até sua própria biografia como vice. Substituto de Tancredo Neves, Sarney caiu por acaso na Presidência. Braço civil dos militares, o então vice-presidente Sarney assumiu o lugar do falecido Tancredo para entrar para a história como ‘traidor’ da “nova república” e capitão da hiperinflação.

Os vices Temer e Sarney não deveriam jamais ter assumido a Presidência. Temer vai ser lembrado pelas retrógradas reformas. Tal como Sarney, ícone de um governo medíocre em uma era que ficou conhecida como “a década perdida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...