Rádio Voz do Maranhão

sábado, 29 de setembro de 2018

Haddad sobe seis pontos e consolida trajetória rumo ao segundo turno, revela Datafolha

Jair Bolsonaro segue liderando, mas pesquisa aponta mesma tendência de estabilidade do Ibope.
No segundo turno, como têm mostrado outros levantamentos, o candidato do PSL perderia para o petista
A nova pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta sexta-feira, confirma as tendências apontadas por outras pesquisas: Fernando Haddad (PT) segue em sua ascensão, desta vez com 6 pontos além do último levantamento. Com o salto de 16% para 22%, Haddad encurtou para seis pontos sua diferença para o líder das pesquisas, Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que segue estável nos 28%. Quem perdeu fôlego e aparece oscilando negativamente dois pontos é Ciro Gomes (PDT), que, agora com 11%, está tecnicamente empatado com Geraldo Alckmin (PSDB), que oscilou de 9% para 10%. Já Marina Silva (Rede) segue em queda livre, com mais uma oscilação negativa, de 7% para 5%.

Bolsonaro manteve seu índice de intenção de voto apesar de um noticiário muito negativo, com discordâncias públicas com seu vice, general Hamilton Mourão, e a revelação de detalhes de sua tensa separação com Ana Cristina Valle, primeiro por meio de um telegrama do Itamaraty e, depois, com a revelação de detalhes sobre um processo judicial. O desgaste da imagem do candidato só se reflete no índice de rejeição e nos cenários de segundo turno. A rejeição de Bolsonaro subiu de 43% para 46%, enquanto, numa possível disputa com Haddad, o capitão reformado do Exército perderia por 45% a 39% — na última pesquisa, os dois estavam empatados em 41%. Bolsonaro também perderia para Alckmin (por 45% a 38%) e para Ciro (por 48% a 38%).

Os candidatos com menor intenção de voto praticamente não apresentaram variação. Apenas o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) oscilou negativamente, de 3% para 2%, e o deputado Cabo Daciolo (Patriota-RJ) parece ter colhido um pouco da atenção que chamou no debate da quarta-feira, oscilando positivamente de 0% para 1%. Os outros candidatos permaneceram com os mesmos índices da pesquisa anterior. O Datafolha ouviu 9.000 pessoas em 343 municípios entre os dias 26 e 28 de setembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

OS PRINCIPAIS NÚMEROS DA PESQUISA
INTENÇÃO DE VOTO
(ENTRE PARÊNTESES O ÍNDICE DE CADA CANDIDATO NA PESQUISA ANTERIOR, APLICADA NOS DIAS 18 E 19/09)Jair Bolsonaro (PSL): 28% (28%)
Fernando Haddad (PT): 22% (16%)
Ciro Gomes (PDT): 11% (13%)
Geraldo Alckmin (PSDB): 10% (9%)
Marina Silva (Rede): 5% (7%)
João Amoêdo (Novo): 3% (3%)
Alvaro Dias (Podemos): 2% (3%)
Henrique Meirelles (MDB): 2% (2%)
Cabo Daciolo (Patriota): 1% (0%)
Guilherme Boulos (PSOL): 1% (1%)
Vera (PSTU): 1% (1%)
João Goulart Filho (PPL): 0% (0%)
Eymael (DC): 0% (0%)
Brancos/nulos: 10% (12%)
Não responderam: 5% (5%)

REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS
Jair Bolsonaro (PSL): 46% (43%)
Fernando Haddad (PT): 32% (29%)
Marina Silva (Rede): 28% (32%)
Geraldo Alckmin (PSDB): 24% (24%)
Ciro Gomes (PDT): 21% (22%)
Rejeita todos: 4% (4%)
Poderia votar em qualquer um: 2% (2%)
Não sabe/não respondeu: 4% (5%)

Com informações do El País

Nenhum comentário:

Postar um comentário