Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Justiça prorroga prisões de PMs e outros suspeitos de integrar milícia no Maranhão



A 1ª Vara Criminal da Capital, competente para apuração de crimes praticados por organizações criminosas, prorrogou por mais 30 dias a prisão temporária de oito suspeitos de integrar, segundo a polícia, uma milícia armada que atuava em Aldeias Altas, Caxias e outros municípios da macrorregião dos Cocais.

De acordo com a Polícia Civil, o tempo a mais de prisão é para reunir mais elementos de convicção para que seja feito o indiciamento de todos.

Os oito suspeitos foram presos em operação realizada no dia 30 de abril.

Dentre eles, estão os policiais militares Enedino Silva, Raimundo Nonato Lima Chaves, Sérgio Adriano Gomes Nunes, Evandro Oliveira Santos e Walmara Mourão Carvalho.

Os outros presos são Cicero da Silva, Santo da Conceição Silva, conhecido como “Paulo Bala”, e Antônio Simeão dos Santos.

As investigações seguem a cargo do Departamento de Proteção à Pessoa e Departamento de Homicídios do Interior da SHPP.

A desarticulação da milícia

As prisões dos suspeitos de integrar a milícia que praticava crimes na região leste do Maranhão ocorreram no dia 30 de abril deste ano.

As investigações estavam sendo realizadas há mais de um ano pela Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) e 14 inquéritos de homicídios foram abertos. As primeiras denúncias apontaram que policiais militares estavam organizados em milícias para praticar crimes na região

A ‘Operação Balaiada’ mobilizou cerca de 80 policiais civis que se concentraram na 17ª Delegacia Regional de Caxias. Os mandados de prisão foram expedidos pela 1ª Vara da Comarca de São Luís responsável por processos que envolvem organizações criminosas.

De acordo com o delegado Jefrey Furtado, da SHPP, as pessoas investigadas utilizavam a estrutura policial para praticar diversos crimes, inclusive duplos homicídios que aconteceram na Região dos Cocais Realmente existe uma milícia.

“Um grupo armado em atividade aqui na Região dos Cocais principalmente na cidade de Caxias, Aldeias Altas e municípios, onde essas pessoas inclusive policiais militares usavam a estrutura policial e estavam praticando diversos tipos de crimes. Dentre eles, eram homicídios e inclusive duplos homicídios que ocorreram aqui na região Todos esses procedimentos policiais estão sendo investigados e nós temos elementos da participação dessas e outras pessoas”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário