Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Flávio Dino parabeniza Zeca Baleiro, homenageado na Assembleia


O governador Flávio Dino acompanhou a homenagem ao cantor, compositor e multiartista maranhense, Zeca Baleiro. A solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira (1°), no Plenário Nagib Haickel da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), no Calhau. O artista foi agraciado com duas medalhas da mais alta importância, concedida pela instituição: a Medalha do Mérito Legislativo João do Vale e a Medalha Manuel Beckman.

“A Assembleia, ao homenagear a cultura do Maranhão por intermédio dessas referências, presta um relevante serviço a todo o povo maranhense, pois sabemos que a cultura é sinônimo de vida. Zeca Baleiro é um deste ícones, símbolo não só da atual geração de artistas maranhenses, mas da força da nossa cultura. Tem uma trajetória nacional respeitada, ao mesmo tempo em que mantém seus vínculos com nosso Estado. Portanto, aqui estou para mais uma vez saudar essa iniciativa da Assembleia e homenagear esse grande artista maranhense. Que por meio dele, todos os artistas locais se sintam homenageados”, enfatizou o governador Flávio Dino.

Em sessão solene, Zeca Baleiro recebeu a Medalha do Mérito Legislativo João do Vale, concedida a artistas maranhenses, a honraria reconhece o trabalho destes em favor da cultura do Estado. Na ocasião, ele também foi homenageado com a Medalha Manuel Beckman, a maior condecoração do Estado conferida pela Assembleia Legislativa a personalidades de destaque.

“Eu posso dizer que trabalhei incansavelmente para construir a obra que me traz aqui a essa Casa. Por isso eu me sinto no direito de pedir a vocês, políticos maranhenses, que também trabalhem sem descanso para que essa terra possa alcançar o seu destino, para que esse estado seja lembrando num futuro próximo não com troféus negativos, como um dos piores IDH do Brasil, mas que possa ser lembrado como o Estado da cultura, da arte, da hospitalidade, da beleza, e quiça da igualdade social”, declarou Zeca Baleiro.

A Medalha do Mérito Legislativo João do Vale é fruto de indicação da deputada estadual Daniella Tema, reconhecendo a contribuição de Baleiro para o Maranhão, por meio de sua arte. A parlamentar pontuou a admiração pelo cantor e compositor. “É uma honra reverenciar este grande artista com a Medalha João Vale”, frisou a parlamentar. Da mesma forma, o presidente da Alema, Otehlino Neto, destacou a importância do artista para a cultura maranhense ao fazer a indicação da Medalha Manuel Beckman.

Durante a solenidade, Zeca Baleiro foi homenageado por outros artistas, como o ator Vicente Melo que interpreta o músico João do Vale no espetáculo “João do Vale – O Musical”; e também pelo cantor e compositor maranhense Alê Muniz, que cantou composições de Zeca Baleiro na abertura da solenidade.

Sobre o homenageado

José Ribamar Coelho Santos, mais conhecido como Zeca Baleiro, é músico, cantor, cronista e compositor maranhense. Nasceu em São Luís, mas passou a infância no município de Arari. Ao longo de mais de 20 anos de carreira, lançou 11 discos de estúdio, cinco CDs ao vivo, nove DVDs e vários projetos especiais, entre estes, o Zoró e Zureta, criado para o público infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário