Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Maranhense Rayssa Leal brilha e leva medalha de prata na final do skate feminino

Com apenas 13 anos, Rayssa Leal fez história e conquistou a medalha de prata no skate street feminino. Ela mostrou todo seu talento e superou quase todas as concorrentes para ficar com a segunda colocação.

O ouro ficou com a japonesa Momiji Nishiya, que ainda viu a compatriota Funa Nakayama ficar com o bronze.

Na final, Rayssa ficou entre as medalhistas desde as primeiras pontuações e mostrou que lutaria pela ponta desde o início. A cada rodada seu protagonismo se consolidava e a deixava ainda mais confiante para acertar os movimentos. Ultrapassada no fim, a brasileira se mostrou muito emocionada com o feito e chorou após o fim da prova.

A final

Na primeira volta, Rayssa teve bom desempenho e somou 2,94, a terceira melhor nota da rodada. Na segunda, sob o som de Charlie Brown Jr, ela melhorou ainda mais a pontuação: 3,13, ficando atrás apenas da holandesa Roos Zwetsloot. As finalistas, então, deram início à sequência de cinco manobras para selecionar as quatro melhores notas entre as sete participações - descartando as três piores, portanto.

Na primeira manobra, Rayssa foi ousada, mas não completou o movimento. Em seguida, ela manteve o alto grau de exigência e levou 3,91. Na terceira, fez sua maior pontuação até então: 4,21. Foi o suficiente para assumir a liderança com dois saltos para o fim.

Na penúltima manobra, ela acertou em rodada que a maioria das competidoras erraram: 3,39. Porém, a japonesa Momiji Nishiya acertou manobra e roubou a ponta deixando a decisão para o último salto. A ultima foi para o tudo ou nada. Ela precisava de ao menos 3 pontos para superar as japonesas, mas caiu e esperou as concorrentes. Ficou com a prata.

Mesmo com a pouca idade, Rayssa mostrou uma maturidade enorme desde o início da disputa. Prova disso é que ela foi a única brasileira a confirmar o favoritismo e ficar entre as principais atletas na fase classificatório. Ela ficou com a terceira posição geral com 14,91 atrás apenas das japonesas Funa Nakayama (15,77) e Momiji Nishiya (15,40). Pâmela Rosa e Letícia Bufoni, por outro lado, ficaram de fora da decisão.

Dona de uma personalidade leve ela ficou praticamente o tempo todo sorrindo na pista e apoiando bastante as demais competidoras - principalmente as brasileiras. A maior ligação era com Bufoni e o momento da eliminação da amiga foi um dos raros momentos em que esteve com expressão de tristeza.

No intervalo entre a fase classificatória e a final, Rayssa arranjou um tempinho para comer alguma coisa. Perguntada como estava se sentindo, a jovem atleta não demonstrou qualquer preocupação: "Tô de boa", disse rapidamente com sorriso no rosto. E estava mesmo.

Com informações do UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário