Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Ministério Público recorre ao STF por prisão de irmãs condenadas por assassinato de mulher em Matinha

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, ingressou, nesta terça-feira, 1° de fevereiro, com um pedido de suspensão de liminar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). O Ministério Público do Maranhão busca reverter uma decisão que liberou Tainar dos Santos e Tainara dos Santos do cumprimento de pena de prisão.

As duas rés foram denunciadas e processadas por homicídio qualificado contra a jovem Kelrrey Daiana Ferreira Mouzinha. O crime ocorreu em 19 de abril de 2019, na cidade de Matinha.

Julgadas pelo Tribunal do Júri, em 24 de novembro de 2021, Tainar dos Santos foi condenada a 18 anos e oito meses de prisão, enquanto Tainara dos Santos recebeu a pena de 16 anos de prisão, com início imediato do cumprimento da pena.

A defesa das sentenciadas recorreu ao Tribunal de Justiça do Maranhão, mas o habeas corpus foi negado, por unanimidade, pela Segunda Câmara Criminal. Um novo habeas corpus foi ajuizado junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e teve liminar concedida pelo ministro Jorge Mussi, dando o direito às rés de aguardar o julgamento definitivo do caso em liberdade.

O Ministério Público do Maranhão está requerendo que a liminar do STJ seja cassada e que a sentença do 1° grau seja considerada, com o retorno imediato das rés ao cumprimento da pena. Em casos de condenações pelo Tribunal do Júri que resultaram em penas acima de 15 anos, o cumprimento precisa ser iniciado imediatamente, conforme prevê a Lei 13.964/2019, conhecida como “pacote anticrime”.

O pedido feito pelo procurador-geral de justiça é um dos primeiros do tipo no país, sendo semelhante ao precedente existente no caso da Boate Kiss, no qual o STJ também concedeu liberdade aos réus condenados, decisão cassada pelo Supremo Tribunal Federal.

Para tanto, o chefe do MPMA contou com a atuação decisiva do Centro de Apoio Operacional do Júri, que deu o suporte necessário na coleta de subsídios doutrinários e jurisprudências para formalização do pedido pela Assessoria Especial de Investigação.

“Com o apoio do Centro de Apoio Operacional do Júri, buscamos reverter essa liminar, pois não podemos aceitar que a população maranhense, em especial do município de Matinha, tenha a sensação de impunidade em um caso tão grave, de crime contra a vida”, afirmou Eduardo Nicolau.

...................

Postagens relacionadas:

— Polícia procura irmãs que assassinaram jovem a facadas em Matinha

— Irmãs que mataram jovem a facadas em Matinha se apresentam na delegacia e são liberadas em seguida

— Após decretação de prisão, polícia tenta localizar irmãs que mataram jovem em Matinha

— Presas irmãs que assassinaram jovem a facadas em Matinha

— Desembargador manda soltar uma das assassinas de jovem em Matinha

— Justiça manda soltar segunda acusada de matar mulher em Matinha

— Irmãs que mataram mulher a facadas serão julgadas nesta quarta-feira em Matinha

— Irmãs que mataram mulher a facadas são condenadas a 34 anos de prisão em Matinha

Irmãs que mataram mulher em Matinha são soltas por determinação do vice-presidente do STJ; elas estão condenadas a 34 anos de prisão

2 comentários:

  1. Essas duas assassinas VAGABUNDAS eram pra cumprir os 24 anos de cadeia , sem direito a saidinha nenhuma ...VAGABUNDAS .... infelizmente essas leis do Brasil , são uma PIADA de Mau gosto.

    ResponderExcluir
  2. Essa lei tem que mudar, cadê o mito que ia botar o Brasil nos eixos?

    ResponderExcluir