Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Família de jovem encontrado morto reclama da demora em resultado de exame de DNA; corpo continua no IML

A família do jovem Marcelo Melo Machado, de 25 anos, que passou 30 dias desaparecido e foi encontrado morto em um matagal, em São José de Ribamar, reclama da demora na divulgação do resultado do exame de DNA, e diz que o sofrimento é grande porque o sepultamento ainda não foi realizado.

“Eles coletaram material no último dia 11, mas ninguém diz nada. A previsão era de que o resultado ficaria pronto em até 72 horas. Não entendemos essa demora. Meu filho continua no IML e precisamos fazer o enterro porque o nosso sofrimento é grande”, diz Miriam Melo, mãe de Marcelo.

Após o sepultamento, a família afirma que vai lutar por justiça para que o crime não fique na impunidade.

Corpo encontrado

O corpo de Marcelo Melo foi encontrado em uma área de matagal, na Vila São José, em São José de Ribamar, no dia 8 deste mês.  Ele estava em adiantado estágio de decomposição e com um buraco à altura do rim direito, que pode ter sido provodado por um disparo de arma de fogo. Pelo calção que estava no corpo, a mãe fez o reconhecimento do filho.

“Por essa foto aí, eu confirmo que é o meu filho. O shortinho que ele estava usando tem essas duas listras e a cor verde escuro. Pelo corpo dele também, pela cabeça, pelos braços, pelos pés, tudo dá de ver que é ele. Pela foto é ele, não tenho dúvida nenhuma”, disse a mãe.

Desaparecimento e condução por uma guarnição da PM

Marcelo saiu de sua residência, na Rua 4, casa 24-B, na Gancharia, região do Anjo da Guarda, no dia 6 setembro deste ano.

No dia 20 de setembro, a mãe do jovem, Mirian Costa Melo, recebeu vídeo e fotos que mostravam o filho na localidade Pindoba, em Paço do Lumiar, sendo levado por uma guarnição da PM, que foi ao local após ser acionada pelo Ciops.

Em uma das imagens, do dia 9 de setembro, Marcelo está sentado, encostado em um poste, com as mãos livres. Em seguida, ele já aparece sendo levado para a viatura, com as mãos amarradas por uma corda.

Segundo a PM, a guarnição foi acionada porque Marcelo estaria tentando adentrar as casas e aparentava estar sob efeito de alguma substância. A mãe disse que isso poderia ser em decorrência da falta de medicamentos controlados que ele toma, pois Marcelo não é usuário de nenhum tipo de droga.

Em vez de levar o jovem para uma delegacia da área, onde seria feito o levantamento de toda a situação e tentativa de localizar familiares, os policiais o abandonaram pelo caminho.

PMs afastados

A Polícia Militar afastou os dois policiais suspeitos de envolvimento no desaparecimento do jovem Marcelo Machado, de 25 anos, que tinha deficiência mental.

O sargento, identificado como Luís Magno da Silva, e o soldado Giovani dos Santos Silva foram afastados das ruas por decisão do Comando Geral da Polícia Militar.

A Polícia Militar decidiu pelo indiciamento dos dois policiais militares por abandonarem alguém que estava sob custódia da PM e que era incapaz de se defender dos riscos resultantes do abandono, o que é considerado crime militar. O inquérito apurou apenas erros operacionais dos policiais, que disseram ter levado o jovem na viatura e depois entregue a supostos conhecidos.

Além deles, outros dois policiais que coordenaram a ocorrência, no centro de operação da polícia (CIOPS) também foram indiciados, porque teriam que acompanhar o caso até Marcelo ser levado à delegacia.

“Os policiais militares foram indiciados no inquérito. Nós afastamos os policiais e vamos abrir um conselho de disciplina e de justificação. A Polícia Militar não coaduna com qualquer desvio ou qualquer ocorrência em que o policial militar ele sai do padrão legal no atendimento de uma ocorrência”, disse Pedro Ribeiro, Comandante da Polícia Militar.

A polícia agora aguarda o resultado do exame de DNA que pode confirmar que o corpo é mesmo de Marcelo, se houver essa confirmação, os dois policiais que aparecem no vídeo deixarão de ser tratados como testemunhas do caso, mas como investigados.

....................

Postagens relacionadas:

— Família procura por jovem que desapareceu há cinco dias em São Luís

— Mistério: Jovem que desapareceu há 15 dias é encontrado em Paço do Lumiar, levado pela PM, mas continua desaparecido

— Comando da PM e Polícia Civil investigam desaparecimento de jovem com deficiência mental; ele chegou a ser conduzido por PMs, mas continua desaparecido

— Após 30 dias, o mistério continua: onde está o jovem com deficiência que sumiu de casa, foi conduzido pela PM, mas continua desaparecido?

Corpo encontrado em matagal em São José de Ribamar pode ser de jovem desaparecido há 30 dias

Mãe confirma que corpo encontrado em São José de Ribamar é do filho que estava desaparecido; sepultamento será em Bequimão

Polícia Militar afasta PMs envolvidos no desaparecimento de jovem encontrado morto em São José de Ribamar


Nenhum comentário:

Postar um comentário