Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Polícia Militar afasta PMs envolvidos no desaparecimento de jovem encontrado morto em São José de Ribamar

Marcelo Machado, de 25 anos, desapareceu após ser visto por policiais no bairro Pindoba, em Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís.

A Polícia Militar afastou os dois policiais suspeitos de envolvimento no desaparecimento do jovem Marcelo Machado, de 25 anos, que tinha deficiência mental. Na sexta-feira (8), o corpo do jovem foi encontrado em um matagal, na Vila São José, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís.

O sargento, identificado como Luís Magno da Silva, e o soldado Giovani dos Santos Silva foram afastados das ruas por decisão do Comando Geral da Polícia Militar.

A Polícia Militar decidiu pelo indiciamento dos dois policiais militares por abandonarem alguém que estava sob custódia da PM e que era incapaz de se defender dos riscos resultantes do abandono, o que é considerado crime militar. O inquérito apurou apenas erros operacionais dos policiais, que disseram ter levado o jovem na viatura e depois entregue a supostos conhecidos.

Além deles, outros dois policiais que coordenaram a ocorrência, no centro de operação da polícia (CIOPS) também foram indiciados, porque teriam que acompanhar o caso até Marcelo ser levado à delegacia.

“Os policiais militares foram indiciados no inquérito. Nós afastamos os policiais e vamos abrir um conselho de disciplina e de justificação. A Polícia Militar não coaduna com qualquer desvio ou qualquer ocorrência em que o policial militar ele sai do padrão legal no atendimento de uma ocorrência”, disse Pedro Ribeiro, Comandante da Polícia Militar.

A polícia agora aguarda o resultado do exame de DNA que pode confirmar que o corpo é mesmo de Marcelo, se houver essa confirmação, os dois policiais que aparecem no vídeo deixarão de ser tratados como testemunhas do caso, mas como investigados.

“Os policiais militares vão ter que ser chamados novamente. Não tem jeito. Passam a ser de testemunhas a investigados. Mas isso não quer dizer que, necessariamente, foram eles os causadores da morte, mas infelizmente participaram de uma condução que não levaram para uma unidade”, Marconi Matos, delegado.

O advogado da família diz que há preocupação com o resultado do laudo, por conta do estado que o corpo foi encontrado. “Com um cadáver que quase não existiam partes moles, órgãos e a perícia tem essa dificuldade de concluir ou não a causa mortes”, disse Roberto Carlos.

Para o pai de Marcelo, José Dos Santos Machado, o crime que cometeram contra o seu filho foi uma grande barbaridade. “Depois que os dois policiais pegaram meu filho mais nenhuma pessoa olhou ele. Só olharam nesse dia que pegaram ele e depois disso aí não olharam mais, não olharam mais. Nós vasculhamos aquela área todinha onde foi encontrado e ninguém viu. Depois de um mês foi que encontraram o cadáver do meu filho. Uma barbaridade o que fizeram com meu filho”, disse.

Mãe confirma que corpo é do filho

Miriam Costa, mãe da vítima, pede justiça aos envolvidos na morte contra Marcelo Machado. “Meu coração tá totalmente partido. Muita dor. Só Deus mesmo que tá me confortando, me dando força pra me seguir em frente e buscar justiça. Que a justiça seja feita e que esses monstros paguem o que eles fizeram”, finalizou.

Em contato com o blog do Gilberto Lima, no domingo (10), Miriam confirmou que o corpo encontrado na sexta-feira (8) é do filho.

Ela disse que reconheceu o filho pelo calção que ele usava desde que saiu de casa, no dia 6 de setembro.

“Por essa foto aí, eu confirmo que é o meu filho. O shortinho que ele estava usando tem essas duas listras e a cor verde escuro. Pelo corpo dele também, pela cabeça, pelos braços, pelos pés, tudo dá de ver que é ele. Pela foto é ele, não tenho dúvida nenhuma”, disse a mãe.



...........................

Postagens relacionadas:

Família procura por jovem que desapareceu há cinco dias em São Luís

Mistério: Jovem que desapareceu há 15 dias é encontrado em Paço do Lumiar, levado pela PM, mas continua desaparecido

Comando da PM e Polícia Civil investigam desaparecimento de jovem com deficiência mental; ele chegou a ser conduzido por PMs, mas continua desaparecido

Após 30 dias, o mistério continua: onde está o jovem com deficiência que sumiu de casa, foi conduzido pela PM, mas continua desaparecido?

Corpo encontrado em matagal em São José de Ribamar pode ser de jovem desaparecido há 30 dias

- Mãe confirma que corpo encontrado em São José de Ribamar é do filho que estava desaparecido; sepultamento será em Bequimão


Um comentário:

  1. Isso todo mundo JÁ sabia kkkkkk...o corporativismo está acima dos governadores...esses pms logo logo vão está nas ruas a procura de novas vitimas.

    ResponderExcluir