Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Exame de DNA confirma que corpo encontrado em São José de Ribamar é de jovem que passou 30 dias desaparecido

O Instituto de Criminalística do Maranhão (ICRIM) informou, na tarde desta sexta-feira (29), que o corpo encontrado em um matagal, em São José de Ribamar, no dia 8 deste mês, é do jovem Marcelo Melo Machado, de 25 anos, que passou mais de 30 dias desaparecido.

A informação foi confirmada pela mãe do jovem, Miriam Melo, em contato com o blog. 

“Depois de muita espera, finalmente saiu o resultado desse exame. Nós vamos ao IML, na manhã deste sábado, para tratar da liberação do corpo para sepultamento. Nosso advogado vai ver se já foram feitos todos os exames para não ter que se fazer exumação do corpo depois. E vamos lutar para que a justiça seja feita. Os responsáveis pela morte do meu filho deverão ser punidos", disse a mãe de Marcelo.

Ainda não se tem informações se o jovem foi vítima de homicídio. O corpo, em avançado estágio de decomposição, foi encontrado de bruços, com um calção e uma perfuração à altura dos rins. Somente a autopsia poderá revelar de que forma Marcelo foi morto.

Depois de liberado, o corpo de Marcelo Melo será levado para o povoado Vila do Meio, no município de Bequimão, a 74 km de São Luís, onde será sepultado.

Após o sepultamento, a família afirma que vai continuar lutando por justiça para que o crime não fique na impunidade.

Com o resultado do exame de DNA, os dois PMs que aparecem em um vídeo conduzindo o jovem, no dia 9 de setembro, em Paço do Lumiar, deixarão de ser tratados como testemunhas do caso e passarão à condição de investigados.

Desaparecimento e condução por uma guarnição da PM

Marcelo saiu de sua residência, na Rua 4, casa 24-B, na Gancharia, região do Anjo da Guarda, no dia 6 setembro deste ano.

No dia 20 de setembro, a mãe do jovem, Mirian Costa Melo, recebeu vídeo e fotos que mostravam o filho na localidade Pindoba, em Paço do Lumiar, sendo levado por uma guarnição da PM, que foi ao local após ser acionada pelo Ciops.

Em uma das imagens, do dia 9 de setembro, Marcelo está sentado, encostado em um poste, com as mãos livres. Em seguida, ele já aparece sendo levado para a viatura, com as mãos amarradas por uma corda.

Segundo a PM, a guarnição foi acionada porque Marcelo estaria tentando adentrar as casas e aparentava estar sob efeito de alguma substância. A mãe disse que isso poderia ser em decorrência da falta de medicamentos controlados que ele toma, pois Marcelo não é usuário de nenhum tipo de droga.

Em vez de levar o jovem para uma delegacia da área, onde seria feito o levantamento de toda a situação e tentativa de localizar familiares, os policiais o abandonaram pelo caminho.

PMs afastados

A Polícia Militar afastou os dois policiais suspeitos de envolvimento no desaparecimento do jovem Marcelo Machado, de 25 anos, que tinha deficiência mental.

O sargento, identificado como Luís Magno da Silva, e o soldado Giovani dos Santos Silva foram afastados das ruas por decisão do Comando Geral da Polícia Militar.

A Polícia Militar decidiu pelo indiciamento dos dois policiais militares por abandonarem alguém que estava sob custódia da PM e que era incapaz de se defender dos riscos resultantes do abandono, o que é considerado crime militar. O inquérito apurou apenas erros operacionais dos policiais, que disseram ter levado o jovem na viatura e depois entregue a supostos conhecidos.

Além deles, outros dois policiais que coordenaram a ocorrência, no centro de operação da polícia (CIOPS) também foram indiciados, porque teriam que acompanhar o caso até Marcelo ser levado à delegacia.

“Os policiais militares foram indiciados no inquérito. Nós afastamos os policiais e vamos abrir um conselho de disciplina e de justificação. A Polícia Militar não coaduna com qualquer desvio ou qualquer ocorrência em que o policial militar ele sai do padrão legal no atendimento de uma ocorrência”, disse Pedro Ribeiro, Comandante da Polícia Militar.

....................

Postagens relacionadas:

— Família procura por jovem que desapareceu há cinco dias em São Luís

— Mistério: Jovem que desapareceu há 15 dias é encontrado em Paço do Lumiar, levado pela PM, mas continua desaparecido

— Comando da PM e Polícia Civil investigam desaparecimento de jovem com deficiência mental; ele chegou a ser conduzido por PMs, mas continua desaparecido

— Após 30 dias, o mistério continua: onde está o jovem com deficiência que sumiu de casa, foi conduzido pela PM, mas continua desaparecido?

Corpo encontrado em matagal em São José de Ribamar pode ser de jovem desaparecido há 30 dias

Mãe confirma que corpo encontrado em São José de Ribamar é do filho que estava desaparecido; sepultamento será em Bequimão

Polícia Militar afasta PMs envolvidos no desaparecimento de jovem encontrado morto em São José de Ribamar

Família de jovem encontrado morto reclama da demora em resultado de exame de DNA; corpo continua no IML


Um comentário:

  1. Todo mundo assistiu com que estava o rapaz!essa conversa de que deixou com outras pessoas é pra boi dormir

    ResponderExcluir