Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Corpo de jovem encontrado morto após 30 dias desaparecido é sepultado em Bequimão; família promete lutar por justiça

Após passar 25 dias no IML, à espera do exame de DNA, o corpo do jovem Marcelo Melo Machado, de 24 anos, encontrado em São José de Ribamar, foi sepultado na manhã desta quarta-feira (03), no povoado Vila do Meio, na cidade de Bequimão, a 74 km de São Luís.

O sepultamento foi acompanhado por familiares e amigos. Em contato com o blog, a mãe de Marcelo, Mirian Melo, disse que a comunidade estava revoltada com a morte do filho. 

“Eles vinham acompanhando tudo sobre a morte de Marcelo e compareceram, revoltados, ao cemitério, e todos prometeram nos ajudar a lutar por justiça. Queremos que tudo seja esclarecido e que os envolvidos na morte de meu filho sejam punidos. Não vamos parar. Vamos organizar passeatas, protestos, exigindo justiça”, disse a mãe.

Sobre a autopsia, Miriam Melo disse que o resultado ainda não foi revelado. 

“Não sei se está em segredo de justiça. Nosso advogado ainda vai conversar com o delegado responsável pela investigação. Nós queremos saber qual a causa da morte de Marcelo”, completou.

Moradores do povoado foram ao sepultamento de Marcelo

Desaparecimento e condução por uma guarnição da PM

Marcelo Melo saiu de sua residência, na Rua 4, casa 24-B, na Gancharia, região do Anjo da Guarda, no dia 6 setembro deste ano.

No dia 20 de setembro, a mãe do jovem, Mirian Costa Melo, recebeu vídeo e fotos que mostravam o filho na localidade Pindoba, em Paço do Lumiar, sendo levado por uma guarnição da PM, que foi ao local após ser acionada pelo Ciops.

Em uma das imagens, do dia 9 de setembro, Marcelo está sentado, encostado em um poste, com uma das mãos livre e a outra amarrada. Em seguida, ele já aparece sendo levado para a viatura, com as duas mãos amarradas por uma corda.

Segundo a PM, a guarnição foi acionada porque Marcelo estaria tentando adentrar as casas e aparentava estar sob efeito de alguma substância. A mãe disse que isso poderia ser em decorrência da falta de medicamentos controlados que ele toma, pois Marcelo não é usuário de nenhum tipo de droga.

Em vez de levarem o jovem para uma delegacia da área, onde seria feito o levantamento de toda a situação e tentativa de localizar familiares, os policiais o abandonaram pelo caminho.

Corpo encontrado

O corpo de Marcelo Melo foi encontrado em um matagal, na Vila São José 1, em São José de Ribamar, no dia 8 de outubro.

Ainda não se tem informações se o jovem foi vítima de homicídio. O corpo, em avançado estágio de decomposição, foi encontrado de bruços, com um calção e uma perfuração à altura do rim direito. Somente a autopsia poderá revelar de que forma Marcelo foi morto.

PMs afastados

A Polícia Militar afastou os dois policiais suspeitos de envolvimento no desaparecimento do jovem, que tinha deficiência mental.

O sargento Luís Magno da Silva e o soldado Giovani dos Santos Silva, que aparecem colocando Marcelo em uma viatura do 22º BPM, foram afastados das ruas por decisão do Comando Geral da Polícia Militar.

A Polícia Militar decidiu pelo indiciamento dos dois policiais militares por abandonarem alguém que estava sob custódia da PM e que era incapaz de se defender dos riscos resultantes do abandono, o que é considerado crime militar. O inquérito apurou apenas erros operacionais dos policiais, que disseram ter levado o jovem na viatura e depois entregue a supostos conhecidos.

Além deles, outros dois policiais que coordenaram a ocorrência, no centro de operação da polícia (CIOPS) também foram indiciados, porque teriam que acompanhar o caso até Marcelo ser levado à delegacia.

O dois PMs, na condição de investigados, prestarão novos depoimentos ao delegado responsável pela investigação da morte do jovem.

....................

Postagens relacionadas:

— Família procura por jovem que desapareceu há cinco dias em São Luís

— Mistério: Jovem que desapareceu há 15 dias é encontrado em Paço do Lumiar, levado pela PM, mas continua desaparecido

— Comando da PM e Polícia Civil investigam desaparecimento de jovem com deficiência mental; ele chegou a ser conduzido por PMs, mas continua desaparecido

— Após 30 dias, o mistério continua: onde está o jovem com deficiência que sumiu de casa, foi conduzido pela PM, mas continua desaparecido?

Corpo encontrado em matagal em São José de Ribamar pode ser de jovem desaparecido há 30 dias

Mãe confirma que corpo encontrado em São José de Ribamar é do filho que estava desaparecido; sepultamento será em Bequimão

Polícia Militar afasta PMs envolvidos no desaparecimento de jovem encontrado morto em São José de Ribamar

Família de jovem encontrado morto reclama da demora em resultado de exame de DNA; corpo continua no IML

Exame de DNA confirma que corpo encontrado em São José de Ribamar é do jovem que passou 30 dias desaparecido

3 comentários:

  1. É tanto crime absurdo envolvendo a polícia militar que chegar a dar nojo...uma instituição séria e soma de nossa segurança,onde tem muitos homens e mulheres que a tornam de fato blihosa...mais em contrapartida tem uns gatos pingados que querem bagunçar o nome da corporação no Maranhão.

    ResponderExcluir
  2. Apesar dos pesares...não sei vocês...mais eu ainda tenho confiança na corporação em todo território nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu so vai largar mao de ser lambe bota quando eles matarem alguem da tua familia aí tu vem aki pedir justiça né lambe bota?

      Excluir