Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 18 de março de 2022

Família cobra respostas sobre causa da morte de jovem que chegou a ser conduzido por PMs; corpo foi encontrado em matagal em São José de Ribamar

A família de Marcelo Machado, de 25 anos, que foi encontrado morto em um matagal na Vila São José 1, em São José de Ribamar, após 30 dias desaparecido, cobra respostas sobre as circunstâncias da morte do jovem que sofria de esquizofrenia.

Mesmo após se passar cinco meses desde que o corpo foi localizado, o laudo pericial continua inconclusivo, o que causa revolta ao pai de Marcelo.

“Ele era uma pessoa doente mental que não sabia se defender e pior ainda que envolve o estado, pessoas que deveriam ter dado apoio pra ele”, lamenta José Machado.

Para a mãe de Marcelo, Miriam Costa, lembrar a forma como seu filho foi tratado pelos policiais é doloroso. “É tão triste a forma que meu filho foi morto, que ele foi encontrado. Um ser humano amarrado e doente, com problemas mentais”, diz ela.

Marcelo Machado saiu de casa, na Rua 4, casa 24-B, na Gancharia, região do Anjo da Guarda, em São Luís, no dia 6 de setembro deste ano. Ele foi visto pela última vez sendo colocado em uma viatura da Polícia Militar, no bairro Pindoba, em Paço do Lumiar, no dia 9 de setembro. A comunidade pediu reforço policial porque, supostamente, Marcelo teria entrado em uma casa.

O sargento Luiz Magno da Silva e o soldado Giovani dos Santos Silva, que aparecem em vídeo colocando Marcelo na viatura, com as mãos amarradas,  foram afastados por decisão do Comando Geral da Polícia Militar.

Ambos foram indiciados porque abandonaram Marcelo, que estava sob custódia da PM e era incapaz de se defender dos riscos resultantes do abandono, o que é considerado crime militar.

O delegado responsável pelo caso afirma que o inquérito está na fase final e que as investigações devem ser concluídas até o dia 30 de abril.

“O laudo já disse que não tem como chegar a essa conclusão. Todos os exames que achamos necessários foram feitos, a conclusão do inquérito está dentro do prazo, então possivelmente, ou até mesmo antes do dia 30, ele deve ser encaminhado ao Poder Judiciário”, diz o delegado Marconi Matos.

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que também acompanha o caso, ressalta que cobrará providências sobre as causas da morte de Marcelo Machado.

“O fato de que a perícia foi inconclusiva não permite que o inquérito seja encerrado sem a sua elucidação, então a OAB cobrará providências seja do sistema de segurança pública do estado do Maranhão como também do Ministério Público, para que a família possa saber o que realmente aconteceu com seu ente”, afirma Erick Moraes, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB.

A TV Mirante questionou a Secretaria de Segurança Pública do Estado sobre a possibilidade do inquérito ser encerrado sem as circunstâncias da morte de Marcelo, como apontado pela OAB, mas não obteve respostas.

Com informações do g1 MA

..............................

Postagens relacionadas:

— Família procura por jovem que desapareceu há cinco dias em São Luís

— Mistério: Jovem que desapareceu há 15 dias é encontrado em Paço do Lumiar, levado pela PM, mas continua desaparecido

— Comando da PM e Polícia Civil investigam desaparecimento de jovem com deficiência mental; ele chegou a ser conduzido por PMs, mas continua desaparecido

— Após 30 dias, o mistério continua: onde está o jovem com deficiência que sumiu de casa, foi conduzido pela PM, mas continua desaparecido?

Corpo encontrado em matagal em São José de Ribamar pode ser de jovem desaparecido há 30 dias

Mãe confirma que corpo encontrado em São José de Ribamar é do filho que estava desaparecido; sepultamento será em Bequimão

Polícia Militar afasta PMs envolvidos no desaparecimento de jovem encontrado morto em São José de Ribamar

Família de jovem encontrado morto reclama da demora em resultado de exame de DNA; corpo continua no IML

Exame de DNA confirma que corpo encontrado em São José de Ribamar é do jovem que passou 30 dias desaparecido

— Corpo de jovem encontrado morto após 30 dias desaparecido é sepultado em Bequimão; família promete lutar por justiça

— Família de jovem encontrado morto após 30 dias desaparecido cobra resultado da autopsia

Polícia Civil deve indiciar quatro PMs pela morte do jovem Marcelo Melo

Um comentário: