Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

PM e vigilante que mataram três jovens serão julgados nesta terça-feira em São Luís

O policial militar Hamilton Caíres Linhares e o vigilante Evilásio Lemos Ribeiro Júnior serão julgados nesta terça-feira (22).

O Tribunal do Júri de São Luís julga, nesta terça-feira (22), o policial militar Hamilton Caíres Linhares e o vigilante Evilásio Lemos Ribeiro Júnior, acusados do assassinato de três adolescentes, em janeiro de 2019, no Coquilho, na zona rural de São Luís.

O julgamento havia sido marcado para 14 de dezembro de 2021, mas foi adiado para esta terça-feira. O adiamento ocorreu a pedido da defesa do policial.

O julgamento começa às 8h30 e será presidido pelo juiz Gilberto de Moura Lima. Na acusação, atuará o promotor de Justiça Rodolfo Reis.

Os jovens assassinados foram identificados como Gustavo Feitosa Monroe, de 18 anos; Joanderson da Silva Diniz, 17 anos; e Gildean Castro Silva, de 14 anos. 

Os corpos foram encontrados, no fim da manhã do dia 04 de janeiro de 2019, em uma área de mato, nas proximidades de um residencial do Minha Casa Minha Vida.

A denúncia do Ministério Público

Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia do crime, os três adolescentes saíram de casa, em duas bicicletas, para a localidade conhecida como "Romão", área de banho e pesca. A estrada de acesso estava localizada dentro da construção do Residencial Mato Grosso, empreendimento da Caixa Econômica, do programa do Governo Federal "Minha Casa, Minha Vida".

Por volta das 14h, as vítimas foram avistadas por um dos seguranças da empresa Ostensiva, que avisou aos seus companheiros de serviço a possível entrada de invasores.

Alguns vigilantes e o policial militar Hamilton Caíres Linhares, contratado extraoficialmente pelo dono da empresa para dar suporte de segurança, foram em direção ao local em que os adolescentes estariam.

Ainda, de acordo com a denúncia, os vigilantes foram se dispersando pelo caminho e, conforme o depoimento dos próprios denunciados, eles dois chegaram à entrada do matagal em que os corpos foram encontrados. Consta nos autos que Hamilton Caires Linhares e Evilásio Lemos renderam os jovens, sendo que o militar estava armado.

De acordo com o Laudo em Local de Morte Violenta, pela posição em que os corpos foram encontrados, a primeira vítima estaria em pé ou de joelhos quando o disparo foi efetuado; e a segunda e terceira estavam deitadas com uma das mãos na cabeça quando foram alvejadas, sendo que o projétil atravessou a mão e entrou na cabeça, ficando alojado. O órgão ministerial acusou Hamilton Caíres de ter efetuado os disparos e Evilásio Lemos, de atuar na rendição dos três rapazes.

Os corpos e duas bicicletas somente foram encontrados no dia seguinte, quando os familiares sentiram falta dos jovens e saíram em buscas nas imediações da estrada do "Romão", junto com outros moradores, encontrando um óculos na trilha que dava acesso ao local, depois comprovado que pertencia a Evilásio Lemos.

Depoimentos

Ao ser interrogado, o vigilante negou a autoria do crime, confessando, em seu primeiro depoimento, que esteve na entrada do matagal com o policial, mas não entrou no local, e ouviu três disparos de arma de fogo. No segundo depoimento, ele disse que entrou depois do militar e, como não mais avistou o PM e as vítimas, voltou para a motocicleta.

Já Hamilton Caires negou qualquer envolvimento no delito e disse que apenas desferiu um tiro para cima para assustar os supostos invasores, dizendo que nem chegou a vê-los. Quando foi solicitado que entregasse sua arma para realização de exame de comparação balística com os projéteis retirados dos corpos e do local do crime, ele disse que perdera a arma, estojo e carregador, no mês de outubro de 2018, embora não tenha noticiado o fato à corporação policial.

Na decisão de pronúncia o juiz Gilberto de Moura Lima afirma que há divergências entre as versões apresentadas pelos acusados e as testemunhas, competindo ao tribunal popular apreciar as versões. “Diante da existência de indícios de autoria e participação, assim como demonstrada a materialidade dos fatos, preenchesse, pois, os requisitos de admissibilidade da acusação em relação a todos os acusados”, disse o magistrado.

Postagens relacionadas:

— Chacina: Três adolescentes são assassinados no povoado Mato Grosso, em São Luís; vigilantes de construtora são suspeitos

— Jovens assassinados a tiros serão velados em um barracão da comunidade Mato Grosso, em São Luís

— Sepultamento de jovens mortos a tiros é marcado por revolta e tristeza no povoado Mato Grosso, em São Luís; veja vídeos

— Soldado da PM é preso acusado de participar da chacina de três jovens na zona rural de São Luís

— Polícia ouve mais um PM sobre as execuções de três jovens na zona rural de São Luís

— Dois PMs envolvidos nos assassinatos de jovens são ouvidos na SHPP; Jefferson Portela fala em "milícia"

— Jovens executados a tiros serão homenageados neste domingo nas comunidades Mato Grosso e Coquilho

— Imagens do dia: Caminhada por justiça e jogos beneficentes marcam homenagem a jovens mortos na zona rural de São Luís

— Preso mais um envolvido no triplo assassinato de jovens no povoado Coquilho, na zona rural de São Luís

— Polícia apresenta nesta quinta-feira conclusão do assassinato de três jovens na zona rural de São Luís

— Realizada audiência de instrução do triplo assassinato de jovens na zona rural de São Luís 

— Familiares de jovens mortos a tiros zona rural de São Luís realizam protesto no Dia de Finados para cobrar julgamento dos envolvidos

— Familiares e amigos protestam contra demora no julgamento dos assassinos de três jovens na zona rural de São Luís

— PM e vigilante que mataram três jovens na zona rural de São Luís serão julgados na terça-feira (14)

Julgamento de PM e vigilante que mataram três adolescentes na zona rural de São Luís é adiado para 2022

17 comentários:

  1. Olha a cara da imundice...NEM PEDRINHAS É DIGNA DE RECEBER UMA NOJERA DESSA...PORQUE OS HOMENS QUE ESTÃO LÁ O DESTINO OS COLOCOU...E ESSE INSETO RUIM MANCHOU O NOME DE UMA CORPORAÇÃO INTEIRA FAZENDO UMA PERVESIDADE DESSA...ERA PRA TÁ É MORTO E NÃO IR PRA PRDRINHAS.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa ruim dessa pensou que fosse tira três vidas e não ia dar em nada...se ferrou...SABE DEUS QUANTOS ESSE AI MATOU AQUI EM SÃO LUÍS NA MADRUGADA...SABE DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao é uma laranja podre no meio de um laranjal é um laranjal podre no meio uma laranja!a pm infelizmente esta cheio de bandidos fardados com aval dos estados e de um presidente miliciano

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. São 10 paus de jumento dentro do cu da tua mãe, caralho !

      Excluir
    4. Tá valentia essa 👧 menina...kkkk

      Excluir
  4. É essa coisa ruim e aquele que matou o médico em Imperatriz tinham é que morrer URGENTE...O QUE BATE NA CABEÇA DE UMA MAZELA DESSA SAIR POR AI MATANDO QUALQUER UM...são acostumados a matar escondidos.

    ResponderExcluir
  5. Tem é mais é que se FUDER mesmo !

    ResponderExcluir
  6. 200 anos de cadeia, policial bandido, já foi expulso da PM?

    ResponderExcluir
  7. Esse sujeito e aquele que matou o médico em Imperatriz eram pra ser fúzilados na Deodoro pra todo mundo assiste e depois incendiado os corpo.

    ResponderExcluir
  8. E ai deixava todos traumatizados com a cena! tem cada um que ainda tá na idade média. Esses bandidos se forem condenados ficam 10 anos na cadeia no máximo, essa é a lei no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psr,e Infelizmente nao vao passar mt rempo2 na deia msm nao. Esses 3 foram descobertos,agora quem sabe o que mais esse INFELETICO nao ja fez pelas ruas e etc... Exemplo de lixo na sociedade.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Bolsonaro reeleito 2022! Exclui de novo meu comentário?

    ResponderExcluir